one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Homenagem em frente a casa de Allende 39 anos após sua morte

Imagem:

Compartilhar:

Tribunal chileno decide que Allende cometeu suicídio

Criado em 11/09/12 14h38 e atualizado em 11/09/12 17h16
Por EBC Fonte:Prensa Latina

Homenagem em frente a casa de Allende 39 anos após sua morte
Homenagem a Allende em sua antiga casa, na Rua Morandé 80, Santiago, Chile (Foto: Ricardo Inostroza)

Nesta terça-feira (11), quando completam 39 anos do golpe de estado no Chile e da morte do então presidente Salvador Allende, a justiça chilena deu por encerrada a investigação sobre a morte do estadista durante o ataque militar ao Palácio La Moneda, sede do governo, e determinou que Allende cometeu suicídio.

Por unanimidade, a Corte de Apelações de Santiago decretou o término do julgamento aberto no final de 2011 peo juiz Mario Carroza e rejeitou o pedido feito no mês de janeiro deste ano pelo Movimento Socialista Allendista.

Segundo o veredito da corte, Allende  cometeu suicídio, enquanto o palácio presidencial era bombardeado, para evitar cair nas mãos dos militares amotinados, liderados pelo general Augusto Pinochet, que era então o chefe do Estado Maior do Exército.

Diversos testemunhos sobre o dia do golpe militar dão conta que o mandatário lutou e resistiu apesar do combate desigual contra os golpistas.

Nesta terça-feira, representantes de vártias organizações sociais foram até o monumento a Allende, localizado em frente ao La Moneda, para homenagear o estadista, eleito presidente em 1970 e encontrado morto em 11 de setembro de 1973, após a invasão dos militares ao Palácio.

O acesso às imediações do palácio presidencial amanheceram hoje bloqueador por barreiras colocadas pela polícia chilena, que só permitiu a chegada atá a estátua de Allende por meio de um ponto de entrada na rua Morandé e em intervalos entre um grupo e outro.

Los accesos a las inmediaciones del palacio presidencial amanecieron hoy bloqueados por barreras colocadas por la policía de Carabineros, que solo permitíó llegar a la figura de Allende a través de un punto de entrada en la calle Morandé y en intervalos entre un grupo y otro.

Este martes, representantes de varias organizaciones sociales acudieron al monumento a Allende, ubicado frente a La Moneda, para rendir tributo al estadista, electo presidente en 1970 y muerto el 11 de septiembre de 1973.

Diversos testimonios sobre el día del golpe militar dan cuenta que el mandatario combatió y resistió a pesar del desigual combate con los golpistas.

fechamento sumário aberto no final de 2011 por Mario Carroza juiz, e rejeitou o pedido feito em janeiro passado Allende Movimento Socialista.

Allende cometeu suicídio, como o palácio presidencial foi bombardeado, para evitar cair nas mãos dos amotinados militares, liderados pelo general Augusto Pinochet, que era então chefe do Estado Maior do Exército.

Veja galeria de imagens sobre o golpe militar de 11 de setembro de 1973

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário