one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Equipe da TV Brasil prepara equipamento no Centro Socioeducativo Amigoniano (Cesami), no Distrito Federal, para mostrar o Caminhos da Reportagem aos jovens internos e ouvir suas impressões

Imagem:

Compartilhar:

Jovens internos assistem e dão suas impressões sobre Caminhos da Reportagem

Criado em 08/11/12 09h37 e atualizado em 15/11/12 17h01
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

O Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, mostrou em 8 de novembro a realidade dos adolescentes que entram em conflito com a lei e precisam cumprir alguma das medidas sócio-educativas que estão atualmente em vigor no país. Hoje, no Brasil, cerca de 90 mil jovens estão nesta condição.

Assista a reportagem completa:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Fazer a grande reportagem sobre este tema delicado foi um desafio, segundo a jornalista Manuela Castro. A equipe viajou pelos estados do Maranhão, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, e pôde ver diferentes realidades tanto de tratamento para os jovens, quanto de condições de trabalho para os profissionais dos centros de ressocialização. O a situação precária em muitas das das unidades de internação põe em risco a vida de adolescentes infratores. No entanto, a recepção à reportagem foi positiva. "Os meninos gostam de ser ouvidos. Eles sentem necessidade de contar as suas histórias e mostrar o lado deles", afirma Manuela.

LEIA TAMBÉM:
Hangout debate situação de adolescentes em conflito com a Lei

Antes de exibir o programa na TV Brasil, a equipe responsável pela produção do especial foi até o Centro Socioeducativo Amigoniano (Cesami), no Distrito Federal, para mostrar o material a um grupo de jovens internos e saber a opinião deles sobre o trabalho. "A gente queria saber se eles estavam se sentindo representados", explica o editor Jonas Valente.

Um grupo de adolescentes, com idades entre 13 e 17 anos, assistiu ao programa. As impressões que eles tiveram ao se verem retratados na televisão também serão exibidas hoje, ao final do Caminhos da Reportagem.

Veja a galeria de fotos:
Jovens em conflito com a lei assistem ao Caminhos da Reportagem no Cesami



Dois profissionais do Cesami também assistiram ao programa e falaram ao Portal EBC. Assista aos vídeos:

Cássio Yoshimine, coordenador do Cesami, fala sobre o Caminhos da Reportagem e a cobertura da mídia a respeito dos adolescentes em conflito com a lei. "O lado positivo e os esforços dos jovens são pouco mostrados", diz.
 

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Maria da Conceição Brasil, educadora do Cesami, afirma que os jovens em conflito com a lei têm condições de serem ressocializados, desde que haja uma assistência também do lado de fora das unidades, feito com as famílias: "nem todos têm a mesma oportunidade; eles precisam ter um apoio familiar".

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Assista também ao vídeos em que Manuela Castro fala sobre a experiência de fazer a série:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário