one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Martin Luther King em 1968

Imagem:

Compartilhar:

Morte de Martin Luther King completa 45 anos

Criado em 03/04/13 17h12 e atualizado em 04/04/13 07h04
Por Luanda Lima Fonte:Portal EBC

“Eu tenho um sonho de que um dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos dos antigos escravos e os filhos dos antigos dos donos de escravos poderão se sentar juntos à mesa da fraternidade”, bradou Martin Luther King.
 


Essas frases foram ditas para milhares de pessoas que se reuniram em agosto de 1963 em Washington, nos Estados Unidos, para ouvir um de seus mais conhecidos discursos. Nascido em Atlanta, estado da Geórgia, em 1929, o ativista foi um dos principais líderes do movimento pelos direitos civis dos afro-americanos e defensor do pacifismo.

Em 1964, o congresso americano aprovou a Lei dos Direitos Civis e King se tornou o mais jovem vencedor do Prêmio Nobel da Paz, aos 35 anos. No ano seguinte, foi aprovada também a Lei dos Direitos de Voto, suspendendo práticas que pudessem impedir cidadãos americanos de votar com base na cor de sua pele.

A partir de 1965, King se dedicou intensamente à paz internacional com sua oposição à Guerra do Vietnã, e à luta pela distribuição de recursos econômicos aos mais pobres.

Leia também

Mandela apresenta progressos e está "muito melhor", diz governo sul-africano

Políticas brasileiras de combate ao racismo são exemplos mundiais, diz Pnud

Ministra diz que Seppir foi criada em 2003 após décadas de negação do racismo no país

Em um país em que a segregação racial existia desde sua colonização, no século 17, e a Ku Klux Klan vitimava negros com a cumplicidade das autoridades, a ascensão de King e o avanço dos direitos da população afro-americana não foram vistos com bons olhos por todos. Mais sangue foi derramado: no dia 4 de abril de 1968, Martin Luther King foi assassinado, aos 39 anos. Sua viúva, Coretta Scott King, deu sequência a seu legado até sua morte, em 2006, e, ainda em 1968, fundou em Atlanta o Centro Martin Luther King Jr., que funciona ainda hoje como memorial e centro de atividades.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário