one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Só oito países da União Europeia e a Croácia cumprem a recomendação de fornecer “pelo menos um centro ou um serviço de aconselhamento por cada 50 mil mulheres”  vítimas de violência

Imagem:

Compartilhar:

Lei do feminicídio prevê pena mais severa do que para o homicídio simples

Criado em 30/07/15 14h05 e atualizado em 07/07/16 14h52
Por Tema Livre Fonte:Rádios EBC

O Tema Livre desta quarta-feira (29) discutiu o feminicídio. Em vigor desde 9 de março deste ano, a lei do feminicídio prevê situações em que a mulher é morta em decorrência de violência familiar ou doméstica. Também é feminicídio se o assassinato acontecer por discriminação ou menosprezo por gênero. A norma também inclui o feminicídio no rol dos crimes hediondos. A pena do feminicídio pode ser aumentada de um terço até a metade, se o crime for praticado durante a gestação da vítima ou contra menor de 14 anos e maior de 60.
 
Ouça o programa na íntegra clicando o player abaixo.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Lei do feminicídio prevê pena mais severa do que para o homicídio simples

Para esta discussão, Luciana Valle conversou com Wânia Pasinato, doutora em sociologia, consultora em projetos relacionados a temas de violência contra a mulher, gênero, justiça criminal, delegacias da mulher, redes e políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, tendo trabalhado em projetos para o do governo federal, Sistema ONU, ONU Mulheres Cabo Verde, entre outras organizações; Adriana Motta, superintendente de enfrentamento à violência contra a mulher, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos;  Suellen Araújo, consultora da Casa da Mulher Trabalhadora; e advogada Renata Tavares, Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro.

O feminicídio também foi discutido no 9º Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que também aconteceu nesta quarta-feira, com a participação da Dra. Wânia Pasinato. Para ela, o feminicídio é um fenômeno histórico, que hoje está mais visível e presente no debate público, "As mulheres sempre sofreram violência, de diferentes formas, em diferentes regiões do planeta". Sobre as mortes, ela diz: "As mortes sempre ocorreram e foram sempre ocultas e foram sempre justificadas dentro das diferentes culturas e assim toleradas por sociedades e governos".

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário