Digite sua busca e aperte enter


Céu nublado

Imagem:

Compartilhar:

O mundo não acabou, mas previsões continuam. Conheça

Criado em 20/12/12 19h08 e atualizado em 21/12/12 10h44
Por Luanda Lima Fonte:EBC

Céu nublado
Até o físico Isaac Newton especulou sobre o fim do mundo (Jacsonquerubin/Creative Commons)

Apesar de todas as tentativas frustradas de estabelecer um marco no calendário para o fim do mundo, esta parece ser uma curiosidade ainda distante de ser saciada. Se 21 de dezembro de 2012 era a estimativa mais próxima a ser posta à prova, certamente não foi a última. “A pergunta sobre o fim do mundo sempre acompanhou a história humana. É uma questão existencial, pois o Homem entende que deve haver uma conclusão”, diz Abimar de Moraes, coordenador do programa de pós-graduação em Teologia da PUC-Rio. Segundo o estudioso, muitas das previsões feitas decorrem de interpretações literais e anacrônicas dos textos da Bíblia, que não especifica uma data.

Leia também

Conheça previsões do fim do mundo que não deram certo

Os búzios, os astros e os números acertaram suas previsões para 2012?

O fim do mundo sob o olhar do cinema

De acordo com uma profecia atribuída a São Malaquias, a chegada do sucessor de Bento XVI será o prenúncio do apocalipse, uma vez que representa o 112º - e último - papa da lista supostamente criada por ele. Um artigo publicado em 1960 pela conceituada revista Science com pesquisadores da Universidade de Illinois calcula que, mediante o ritmo do crescimento populacional medido até então, o juízo final poderia ocorrer no dia 13 de novembro de 2026.

Nem Isaac Newton parece ter resistido à tentação de arriscar uma previsão: o fim chegaria em 2060, segundo manuscritos do cientista baseados em seus estudos do livro de Daniel, que integra o Antigo Testamento.

O documentário Antes do fim do mundo, dirigido por Sabrina Maróstica e Herbert Gondo, aquece ainda mais o debate sobre o tema, reunindo visões de religiosos, místicos, ateus e cientistas. A produção foi selecionada este ano para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e atualmente está sendo apresentada em exibições alternativas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário