one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Biblioteca pública do Rio conquista selo ambiental

Criado em 22/12/14 15h32 e atualizado em 22/12/14 15h44
Por Da Agência Brasil Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

A Biblioteca Parque Estadual, localizada na Praça da República, no centro do Rio de Janeiro, recebeu a Certificação Leed Ouro (Leadership in Energy and Environmental Design), o selo ambiental conquistado pela primeira vez por uma biblioteca no Brasil. Reinaugurada em março deste ano, a livraria passou por quatro anos de reforma e hoje (22) abriga um acervo de mais de 200 mil livros, 20 mil filmes, além de teatro, auditório, estúdios de som e de vídeo, cafeteria e restaurante.

Leia também no Portal EBC: 

Estudantes de física e áreas afins participam da Escola de Verão

Suspensão de cursos pelo Ministério da Educação atinge 27 universidades

A Certificação LEED  é um selo que atesta a sustentabilidade do empreendimento e garante que tanto o projeto quanto a obra foram executados visando, por exemplo, a alta qualidade dos sistemas implantados,  como a redução dos resíduos e da poluição, a diminuição do consumo de água e de energia,  além da utilização de materiais regionais e o aumento da qualidade ambiental interna.

Algumas das tecnologias sustentáveis utilizadas no prédio são painéis fotovoltaicos, que produzem energia elétrica proveniente de fontes renováveis e geram uma economia de 50 mil megawatts por ano; vidros duplos de proteção solar, que reduzem em até 52% a entrada de calor no edifício; sistema de reaproveitamento de água da chuva, que é utilizada na irrigação e nas descargas; e mais de 2 mil metros quadrados de telhados verdes, que contribuem para maior conforto térmico no interior da edificação.

A superintendente da Leitura e do Conhecimento da Secretaria estadual de Cultura do Rio, Vera Schroeder acredita que o reconhecimento pode servir de referência para outras bibliotecas. “A questão ambiental é um assunto relevante, sofremos cada vez mais com os danos à natureza. A nova biblioteca foi um marco para o estado e de grande importância para a população, pois se apresenta como uma obra de alta qualidade e que ressalta a importância de se fazer construções alinhadas com a sustentabilidade”, acrescentou.

Vera destaca que o número de visitantes vem aumentando desde a reinauguração do espaço. Quando reabriu, a biblioteca contou com cerca de mil visitantes por dia, mas já registrou picos de 4 mil visitantes em um dia. Segundo a superintendente, a secretaria espera aumentar o número de visitantes.  “Esta biblioteca busca um conceito diferente , o de mostrar outras formas de uso para além do empréstimo de livros, intensificar a relação com as artes e instigar os visitantes a permanecer no local, por meio de uma ampla programação cultural e um espaço aconchegante”, disse.

A biblioteca foi aberta em 15 de março de 1873 e, até a reforma  ser concluída esse ano, levava o nome de Biblioteca Pública do Estado do Rio, com localização privilegiada, próxima aos lugares movimentados do centro do Rio, como a Saara, região de comércio popular e a Central do Brasil.

A Biblioteca Parque Estadual faz parte da rede Parque, que conta com outros pólos de informação, cultura e lazer instalada também em Manguinhos, na zona norte do Rio; na Rocinha, zona sul e em Niterói, na região metropolitana. A próxima sede será inaugurada no Morro do Alemão, no subúrbio do Rio. De acordo com Vera Schroeder, a Secretaria de Cultura tem, ainda, projetos de levar bibliotecas da rede Parque também para a Baixada Fluminense e para o interior do estado, mas informou que aguardam aprovação.

Editora: Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário