one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Mesmo em greve, universidades públicas do Rio se unem em festival de cultura

Criado em 01/07/15 21h35 e atualizado em 07/07/16 14h30
Por Paulo Virgílio Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Apesar da greve de alunos, professores e servidores, que já dura mais de um mês, as universidades públicas do estado do Rio de Janeiro realizam, a partir de amanhã (2), o primeiro Festival Interuniversitário de Cultura (FestFIC-RJ). O evento vai até o próximo dia 12, englobando mais de 400 atividades culturais gratuitas, em 19 municípios fluminenses.

O festival é organizado por oito instituições públicas de ensino superior, e embora as oito sejam bem equipadas de espaços culturais, como teatros, cinemas, auditórios e galerias de arte, o FestFIC-RJ não ficará restrito ao ambiente universitário. As atividades também ocorrerão em praças e ruas das 19 cidades. A programação abrange espetáculos teatrais e de dança, performances, saraus, encontros literários, exposições, oficinas e cursos de extensão.

“Tivemos a aprovação do comando de greve para o evento. O festival não é uma atividade de greve, mas é importante nesse momento para mostrar à população o que a universidade produz e pode oferecer à cidade”, diz Maria Dias, diretora de produção do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e uma das coordenadoras do festival. Devido à paralisação, no entanto, a programação não ocorrerá nos 30 municípios fluminenses com unidades do ensino superior público, como era a ideia inicial da organização do evento.

Segundo Maria Dias, a ideia de realizar um festival interuniversitário de cultura surgiu em 2013, quando a UFRJ tomou a iniciativa de convidar outras instituições públicas para uma iniciativa no sentido de se pensar a cultura no ambiente universitário. Uma primeira iniciativa já tinha ocorrido em 1992, quando dez universidades públicas e particulares, entre elas a UFRJ, criaram o Fórum de Agentes Culturais no Ensino Superior (Faces), que durou cerca de três anos.

“A proposta não era só de promover um festival, mas de discutir questões de politica cultural no estado do Rio de Janeiro. Disso resultou a criação, em 2014, do Fórum Interuniversitário de Cultura, que recebeu o apoio do Ministério da Cultura”, conta a coordenadora do evento.

O FestFIC-RJ também objetiva o intercâmbio cultural entre as universidades. “Vamos ter a arte produzida em uma universidade e napresentada em outra”, explica Maria, que também ressalta a importância de levar ao público a produção acadêmica. “A universidade se assenta no tripé ensino, pesquisa e extensão. Nessas duas últimas, diversos trabalhos acadêmicos têm uma importância cultural que deve ser mostrada, e o festival é uma oportunidade para isso”, acrescenta.

A intenção dos organizadores é fazer o evento todos os anos e colocá-lo no calendário cultural da cidade. A abertura oficial da primeira edição será na próxima sexta-feira (3), na Praça XV, no centro do Rio, às 15h, com apresentação conjunta dos corais, orquestras e companhias de dança das oito universidades fluminenses.

A programação completa está disponível no site www.fic.cefet-rj.br.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário