one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O site Kiduca.com.br é uma plataforma em que 7200 alunos brincam enquanto aprendem conteúdos de diversas áreas de conhecimento

Imagem:

Compartilhar:

Games podem ser aliados dos professores em sala de aula

Criado em 30/01/14 19h45 e atualizado em 31/01/14 11h42
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Gameficação da educação - palestra
Professor Jorge Proença, criador do site Kiduca.com.br, fala sobre a gameficação dos processos de ensino-aprendizagem (Ana Elisa Santana/Portal EBC)

Como chamar a atenção das crianças e adolescentes e tornar os processos de ensino-aprendizagem mais interessantes e até mesmo divertidos? Os games, ou jogos educativos, são a aposta do professor Jorge Proença, que falou sobre essa ferramenta de ensino em palestra realiada nesta quinta-feira na Campus Party, em São Paulo.

Leia mais notícias da Campus Party 2014

Há três anos, Proença desenvolveu o site Kiduca, uma plataforma de ensino em que, segundo a proposta, os estudantes aprendem brincando. Cada aluno cria o seu próprio avatar, e os jogos são divididos entre as áreas do conhecimento. O site permite a interatividade entre alunos, professores, pais e escola, além de facilitar o acompanhamento pedagógico e estimular a autoria e o aprendizado autônomo em casa.



De acordo com o professor, mais de 7200 alunos de escolas públicas estudam com a ferramenta. O momento atual, para ele, é de evolução na educação. "A gente entende que pode colaborar muito nesse momento que é de quebra de paradígmas no modelo de ensino-aprendizagem, usando o que os jovens e as crianças mais gostam, que é o game", explica Proença.

Dificuldades
Apesar dos benefícios dessa ferramenta educativa, há uma resistência dos educadores, segundo Jorge Proença. Além disso, o mercado de games no país é fraco, por ainda não enxergar compradores em potencial.  "O entrave é que as desenvolvedoras preferem fazer algo que vende, jogos voltados ao lazer", relata.

Entenda
A gameficação - ou ludificação, em português - consiste em inserir as técnicas e estratégias dos games dentro de uma atividade. Características como o desafio e o avanço a fases mais difíceis podem, segundo Proença, incrementar o processo de aprendizagem. "Todas essas técnicas combinam muito com o processo de aprendizagem, então colocar uma atividade educacional no game cria a sensação de que é natural aprender", defende.

Para inserir os jogos nas escolas, no entanto, é necessário ter cautela para evitar consequências negativas como o vício. Para isso, Jorge Proença sugere que os professores dosem o uso de jogos em sala de aula. "O educador deve encarar a tecnologia do game como mais um componente, e não como o único componente", pondera.

Confira a entrevista completa com o professor:
 

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário