one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasileiros se destacam em Olimpíadas de Matemática

Imagem:

Compartilhar:

Brasil conquista medalhas de ouro e prata em olimpíada de Matemática

Criado em 26/09/14 16h48 e atualizado em 26/09/14 17h25
Por Mariana Tokarnia Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

O estudante Murilo Corato Zanarella, de São Paulo, conquistou medalha de ouro na Olimpíada Ibero-americana de Matemática, com a pontuação máxima, 42 pontos. A delegação brasileira, que está na cidade de San Pedro Sula, em Honduras, onde ocorreu a competição, conquistou mais uma medalha de ouro e duas de prata.

Leia mais notícias no Portal EBC

Nobel de Química defende ciência básica e persistência na pesquisa 

Alessandro de Oliveira Pacanowski, do Rio, conquistou o ouro com 38 pontos. Os estudantes Daniel Lima Braga e Ana Karoline Carneiro, ambos de Fortaleza, obtiveram medalhas de prata com 31 e 29 pontos respectivamente. O time brasileiro foi liderado pelos professores Carlos Gustavo Moreira e Marcelo Tadeu Sales.

A Olimpíada Ibero-Americana de Matemática é a competição mais importante para os países da região. Segundo a organização, o objetivo é estimular o estudo da matemática como ferramenta para o avanço técnico e científico. A edição deste ano contou com a participação de 82 jovens de 22 países ibero-americanos.

As provas foram resolvidas individualmente na terça e quarta-feiras, sendo três problemas a cada dia, com valor de sete pontos cada, aplicados em quatro horas e meia. Os problemas abrangiam as disciplinas de álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. O resultado foi divulgado hoje (26) pela manhã e a premiação será às 21h no horário de Brasília. 

O Brasil é o país com maior número de medalhas conquistadas na competição até hoje. Desde 1985, ano em que o país iniciou a participação no evento, seus representantes conquistaram 105 medalhas, sendo 53 de ouro, 41 de prata e 11 de bronze.

A participação brasileira no evento é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática, projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada e da Sociedade Brasileira de Matemática.

Editor Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário