Digite sua busca e aperte enter


Sistema Cantareira tem sucessivas quedas

Imagem:

Compartilhar:

Saiba como as fontes de energia podem cair nas provas do Enem

Criado em 15/10/14 09h31 e atualizado em 15/10/14 10h28
Por Todas as Vozes Fonte:Rádio MEC AM

Um assunto recorrente na prova de Ciências da Natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são as fontes renováveis de energia. Você está preparado para responder a questões sobre este tema? Para te ajudar, o quadro Pode Cair no Enem entrevista o professor de Biologia Rafael Cafezeiro, do site QG do Enem. ''O teste cobra também a contextualização do problema. Nós precisamos constantemente de energia, seja para uso doméstico, no trabalho ou nos transportes'', ensina Cafezeiro.

Leia também:
Sistema Cantareira atinge 4,7% de sua capacidade total

Praticamente sem chuvas, nível do Sistema Cantareira continua caindo

Prepare-se para as provas usando o aplicativo Questões Enem

As usinas hidrelétricas produzem grande parte do abastecimento das indústrias e cidades e respondem por mais da metade da capacidade do Estado. Outra fonte expressiva de energia é o petróleo, utilizado em veículos motores e responsável pela alimentação das usinas termoelétricas. A descoberta das reservas de petróleo nas camadas de pré-sal nas bacias sedimentares de Santos, Campos e Espírito Santo são importantes pois podem proporcionar ao Brasil a condição de exportador de petróleo.

Alternativas
Um dos indicativos do nível de desenvolvimento de um país é a potência de suas fontes de energia. A região Sudeste, a mais industrializada do país, busca uma forma de lidar com a seca no Sistema Cantareira. Responsável pela captação, tratamento e distribuição de água na Grande São Paulo, o sistema registra atualmente baixo volume de água. A dependência energética das usinas hidrelétricas contribui para a crise do setor, que possui poucas opções quando os períodos de estiagem baixam os níveis dos reservatórios. ''Usamos poucas formas alternativas de energia e o país não possui estrutura suficiente para a substituição das velhas fontes. Em caso de dificuldade, ainda acionamos as usinas termoelétricas'', constata o professor. 

Outras matrizes de energia podem ajudar neste quadro, entre elas a eólica, a nuclear e a solar. No entanto, para o estabelecimento efetivo destas variações, é necessário investimento e estudo das condições necessárias para sua geração.

Confira a entrevista completa no player abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

O quadro Pode cair no Enem é apresentado durante o programa Todas as Vozes pela Rádio MEC AM em parceria com o Portal EBC, todas às segundas-feiras às 9h.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário