one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Congresso Nacional avalia MPs sobre dívida dos estados

Imagem:

Compartilhar:

Saiba como a política e as eleições do Brasil podem ser cobradas no Enem

Criado em 13/10/14 08h18 e atualizado em 13/10/14 09h30
Por Todas as Vozes Fonte:Rádio MEC AM

Protestos, eleições, escândalos no Congresso Nacional. A política brasileira tem sido tópico de debates por todo o país e pode ser cobrada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para esclarecer os pontos mais importantes desse assunto, o quadro Pode Cair no Enem traz entrevista com o professor de História do site Aulalivre.net, André Lopes. ''Como 2014 é um ano de votação, acredito que este assunto, ao lado do desenvolvimento da República, terá grandes chances de cair na prova'', opina.

Prepare-se para as provas usando o aplicativo Questões Enem

Ouça dicas de preparação no Minuto Enem

É importante lembrar que o desenvolvimento da República do Brasil é marcado pela divisão em três momentos históricos:
- A República Velha teve início em 1889 com a Proclamação da República, após a derrubada do governo monárquico por um golpe militar, liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca.
- A segunda fase, chamada República Nova, ocorre a partir da Revolução de 1930 quando Getúlio Vargas assume o governo provisório, após um movimento de luta armada exigir a saída do presidente Washington Luís.
- A terceira fase acontece com o Golpe Militar de 1964 e dá início à Nova República. 

Outra dica é prestar atenção na transformação do voto nas Constituições. ''Alguma questão pode pedir os principais pontos da Constituição de cada período histórico. Um ponto interessante sobre a Carta Magna de 1988 é o estabelecimento do voto direto, secreto, do mandato de quatro anos para presidente e o reconhecimento do voto dos analfabetos'', comenta o professor.

Confira a entrevista completa no player abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O quadro Pode cair no Enem é apresentado durante o programa Todas as Vozes pela Rádio MEC AM em parceria com o Portal EBC, e vai ao ar todas as segundas-feiras, às 9h.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário