one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Primeira formatura em Licenciatura Indígena - UFSC

Imagem:

Compartilhar:

UFSC forma a primeira turma de Licenciatura Intercultural Indígena

Criado em 17/04/15 10h46 e atualizado em 17/04/15 12h05
Por Portal EBC*

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) formou a sua primeira turma de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica (LII), fomada exclusivamente por alunos indígenas. O curso, iniciado em fevereiro de 2011, teve a primeira turma formada por estudantes das etnias guarani, kaingang e laklãnõ/xokleng, provenientes dos estados de Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A formação tem como fundamento a questão territorial: seu eixo norteador é “Territórios Indígenas: A questão fundiária e ambiental no Bioma Mata Atlântica”. 

Entre os formandos, havia diversas histórias para contar. Durante a cerimônia, os discursos ressaltavam a importância das tradições culturais e da demarcação de território indígena. “Não importa o povo ou etnia a que pertencemos, somos todos irmão, filhos dessa terra”, lembravam.

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Flávio Chiarelli, também compareceu à cerimônia. Para o formando kaingang Armandio Bento, essa é uma oportunidade de aprimorar as escolas indígenas de sua cidade. “Nossas principais atividades lá são de artesanato e a agricultura, e queremos continuar com essas coisas, mas também levar mais saúde e valorizar cada vez mais o estudo”, destaca. 

O guarani Adelino Gonçalves conta que quase desistiu da faculdade, mas o cuidado com sua família e seu povo o impulsionou a completar o curso. “Tenho que espalhar esse conhecimento, temos que mostrar coisas que aprendemos e valorizar o que ensinamos”, afirma. 

Veja fotos da cerimônia de colação de grau:

*Com informações da Universidade Federal de Santa Catarina

Colaborou Carol Lira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário