one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Região Sudeste lidera as assinaturas de TV paga

Imagem: Al Ibrahim/Creative Commons

Compartilhar:

Ver TV discute sobre o papel educativo da TV

Criado em 09/09/15 11h40 e atualizado em 09/09/15 11h50
Por Ver TV Fonte:TV Brasil

Como todo meio de comunicação, a televisão pode transmitir bons ou maus ensinamentos. O alcance da TV potencializa a ação educativa e pode superar a força da escola e da família. O Ver TV desta semana reúne especialistas nas áreas de TV, radiodifusão e pedagogia, para um debate sobre o peso do conteúdo educativo na televisão brasileira.

Diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, responsável pela gestão da TV Educativa e da Rádio Educadora, José Araripe Junior afirma que “as emissoras abertas não estão executando o papel público de educar as pessoas. Fica para as educativas, que são frágeis em sua estrutura, este papel”

Para a diretora-geral da TV Escola, emissora vinculada ao Ministério da Educação, Mônica Gardelli Franco, “As pessoas acham que educativo tem que ter o caráter escolar. (…) E ele pode ser mais significativo se não tiver.”

“A Constituição Brasileira diz claramente no artigo 221 que a programação e a produção da televisão tem que ter uma finalidade, ou ela deve dar preferência a uma finalidade educativa, cultural, artística e informativa”, explica o advogado André de Godoy Fernandes, autor da tese Televisão no Brasil: a Constituição Federal de 1988 e o controle da programação televisiva.

O Ver TV também traz entrevistas com a educadora e filósofa Viviane Mosé e com Alexandra Bujokas, professora de midia-educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Alexandra Bujokas avalia a TV como instrumento educativo

A professora de Comunicação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Alexandra Bujokas, acredita que a televisão influencia na educação das pessoas. “A televisão é um mecanismo difuso de educação da população. A TV ensina mesmo quando a gente não quer aprender e mesmo que quem esteja produzindo televisão não tenha intenção explícita de ensinar”, explica.

Bujokas lembra que desde os primórdios a televisão é usada como um instrumento educativo e não apenas como um meio meramente comercial.

Educadora analisa o papel da TV na formação da cidadania

Viviane Mosé, educadora e filósofa, acredita no conceito de comunidade educadora onde todos, inclusive a televisão, são responsáveis pela educação.

Para a filósofa, a educação deve buscar uma formação mais plena e conscientizar os cidadãos, ou seja, ir além das matérias tradicionais ensinadas na escola. “Educar não é fazer um banco de dados na cabeça de uma pessoa”, ressalta.

Socióloga diz que a televisão não faz tão mal quanto a gente pensa

A professora de sociologia da educação da USP, Graça Setton afirma que o papel educador da televisão é fundamental desde seu início, pois a TV e o rádio já estavam presentes em alguns locais do Brasil, antes mesmo que houvessem escolas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário