one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Candidato Vitor Gomes chega atrasado e tenta pular portão para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Uerj

Imagem: Fernando Frazão/ABr

Compartilhar:

No Rio, candidato do Enem chega atrasado e tenta pular portão

Criado em 24/10/15 14h54 e atualizado em 26/10/15 21h37
Por Nielmar de Oliveira Edição:Wellton Máximo Fonte:Agência Brasil

Pelo menos três candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegaram atrasados ao pavilhão João Lyra Filho, o principal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), após o fechamento dos portões, exatamente às 13h de hoje (24), primeiro dia de provas. O desespero levou o estudante Vitor Gomes, de 18 anos, que chegou dois minutos atrasado, a tentar pular as grades da universidade.

Morador do Rio Comprido, Vitor atribuiu o atraso ao trânsito engarrafado da Tijuca, bairro vizinho, na zona norte da cidade, e que fica em média a 30 minutos do local das provas. Com o sonho adiado, o jovem lamentou o atraso e disse que a alternativa e tentar no próximo ano.

“O trânsito estava horrível, principalmente na Mariz e Barros, na Tijuca. É triste: você estuda o ano inteiro e chega aqui e perde a prova por menos de cinco minutos. Deu tudo errado e vai ter que ficar para o ano que vem. Mas não quero nem mais falar, não estou nada bem, vocês me desculpem”, disse o jovem, que tentaria uma vaga para engenharia química.

Pelo menos três pessoas chegaram à Rua São Francisco Xavier depois do fechamento dos portões. Centenas de jovens haviam se aglomerado no pátio da universidade desde às 11h desta manhã aguardando a abertura dos portões, às 12h.

Os dois outros candidatos atrasados também vieram do bairro do Rio Comprido, no mesmo ônibus e deram a mesma justificativa: o trânsito. “Foi uma conjunção de fatores. Hoje era um dia importante para mim, mas o trânsito estava horrível, o prefeito não ajuda e não havia nenhum guarda na rua. Eu queria inicialmente pegar o  711, mas ele demorou a passar e acabei pegando o 607, que fez o caminho errado. Tive que descer e pegar outro ônibus, mas não deu”, lamentou Benkley Pereira, de 21 anos. Ele faria a segunda tentativa de ingressar na faculdade.

Os candidatos aqui citados gravaram um vídeo, postado pelo coletivo de Midiativistas Mariachi, no Facebook, sob o título Sabotando o Enem. Eles simularam ser candidatos que tinham se atrasado para o exame, quando nem candidatos são. Veja aqui matéria da Agência Brasil publicada às 18h12 de 26/10/2015, que relata a descoberta da farsa

Acompanhe programa Caiu no Enem

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário