#ArenaRio20 fica lotada para a abertura

Rio de Janeiro

Foto: Fora do Eixo

Abertura da Arena Socioambiental na Rio+20

 

Com a presença de quatro ministros e representantes da sociedade civil, a Arena Socioambiental iniciou hoje, oficialmente, as suas atividades. “A Arena é um espaço de integração: do governo com a sociedade civil, da agenda social com a ambiental, do público presente com o virtual”, declarou a ministra do Desenvolvimento Social Tereza Campello.

Emocionada, a ministra leu uma mensagem enviada pelo ex-presidente Lula especialmente para a abertura da Arena. “A grande questão da Rio+20 é como o mundo pode crescer, incluir marginalizados do sistema e preservar o meio ambiente. E a Arena será um  espaço importante para a discussão entre setores que têm papel fundamental na construção desta sustentabilidade”, diz a mensagem.

Em seguida, a coordenadora da Cúpula dos Povos – espaço da sociedade civil na Rio+20 – fez uma saudação aos presentes, lembrando que a pauta oficial da Rio+20 é limitada em relação aos enormes desafios ambientais e sociais da atualidade. “Não nos serve só crescer. É  fundamental compartilhar e distribuir, esta é a única forma possível de garantir justiça e equidade”, disse.

O último a se pronunciar foi o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República Gilberto Carvalho. “A Arena tem uma simbologia muito forte, pois mostra o interesse do governo de não ficar só no Riocentro. O governo quer ouvir, pois sem dialogo e sem ouvir a sociedade civil não se vai a lugar algum. É assim  que temos encontrado soluções e é assim que seguiremos encontrando os melhores caminhos”, disse. “A Arena, na verdade, é um grande orelhão, para o governo ouvir o que todos têm a dizer”.

Os ministros Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário, e Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, o presidente da Apex Maurício Borges, e dos Correios Vagner Pinheiro, também prestigiaram a abertura. Na plateia, várias personalidades, pessoas interessadas nos debates,  ativistas de várias partes do Brasil e, claro, os internautas que já estão conectados, acompanhando ao vivo tudo o que acontece na Arena.

Fonte: Arena Socioambiental

Conteúdo relacionado: