Brasil quer liderar discussões sobre desenvolvimento sustentável

Brasília

Por Carmezina Marcarenhas

 

As propostas brasileiras para a Rio+20 estão em um documento que será apresentado na Conferência das Nações Unidas, sobre Desenvolvimento Sustentável, a se realizar em junho deste ano, no Rio de Janeiro. Segundo a ministra do meio Ambiente, Izabella

Teixeira, o país tem propostas concretas e vai relatar experiências bem sucedidas, dos programas Bolsa Família, Luz para Todos, Bolsa Verde e o Brasil sem Miséria.

No documento o Brasil reforça ainda a questão do multilateralismo e diz que qualquer resultado que aprofunde  a lacuna entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento será inaceitável, tornando impossível o consenso na Rio+20.

Ouça matéria completa:

 

Fonte: Radioagência Nacional

Conteúdo relacionado:

  • Helioaraujosilva

    HÉLIO’S BLOG
    Divulgação Científica

    http://translate.google.com.au/
    Facebook , Twitter :@Heliosblog, Linked

    Luz Para Todos (Light for All)
    Energia Renovável Acesso UniversalEnergias Renováveis
    Crédito da foto: CIAT Centro Internacional de Agricultura Tropical
    Antes do Luz Para Todos (“Luz para Todos”), uma iniciativa, uma percentagem significativa da população brasileira não tinha acesso à eletricidade. O programa mostra o que pode ser realizado com forte liderança e visão.
    Lançado em 2003 como um programa coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, Luz Para Todos teve o objectivo ambicioso de proporcionar o acesso universal à eletricidade para os 12 milhões de pessoas que viviam sem ela, incluindo 10 milhões em áreas rurais. Desde Luz para Todos foi implantado, 11 milhões de brasileiros passaram a ter acesso à eletricidade.
    Chegar nos últimos 1 milhão de pessoas pode ser o mais desafiador. Esta última seção da população vive na Amazônia, onde a extensão da rede elétrica é mais difícil.Mas o Brasil é encontrar formas inovadoras para atingir os brasileiros rurais e fazer Luz Para Todos uma realidade.
    Trazer energia para os brasileiros Rurais

    Em resposta à falta de perspectivas de expansão da rede, a equipe do programa criou um manual com idéias para a criação de sistemas descentralizados de energia renováveis, e eles são a participação dos cidadãos no esforço.
    Luz Para Todos é ajudar os cidadãos a instalar sistemas de energia solar e biogás em suas casas, especialmente nos dispersa, localidades pequenas mais profundo na Amazônia. Ao fornecer as informações e os equipamentos necessários para instalar fontes de energia renováveis nessas pequenas comunidades, as finais 1 milhão de pessoas do Brasil estão muito perto de obter acesso à energia.
    Eletrificação leva ao desenvolvimento, os programas sociais
    Brasil sabe que a meta de eletrificação total é central para a redução da pobreza do país e planos de desenvolvimento econômico. Energia cria oportunidades para o desenvolvimento de programas sociais, como saúde, abastecimento de água potável, saneamento e melhores instalações de educação.

    Energia permite o progresso na saúde limpa água, saneamento e educação.
    E isso beneficia a economia, criando empregos, gerando renda em uma área onde os empregos são muitas vezes escassos. No geral, a eletrificação rural vai melhorar muito a qualidade de vida para aqueles que na Amazônia, permitindo-lhes acesso a empregos e programas que antes eram inatingíveis.