Ministra do Meio Ambiente aponta os desafios e propostas para a Rio+20

São Paulo

Ministra Izabella Teixeira

Izabella Teixeira disse que as discussões devem envolver questões como a redução da pobreza e a desigualdade no mundo, a promoção do desenvolvimento com bases mais sustentáveis e como coordenar as políticas públicas do setor. A Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável ocorre no Rio de Janeiro em junho de 2012.

Para a ministra, o principal objetivo é fortalecer o Pnuma. “O governo brasileiro vem promovendo alguns diálogos sobre os grandes temas da Rio+20. Vamos falar sobre governança ambiental e desenvolvimento sustentável e temos a expectativa de que isso possa gerar insumos sobre debate a respeito do desafio da governança ambiental no Brasil”.

Para ela, a Rio+20 deve fugir dos debates teóricos e buscar metas concretas se não quiser fracassar em seu objetivo. “Não precisamos de uma conferência para apenas reafirmar o que foi acordado na [Conferência das Nações Unidas] Rio 92. Isso representaria um fracasso para a geração de 1992 e para as gerações futuras. Continuamos a falar de desenvolvimento sustentável e das mudanças que devemos fazer como se fossem para o futuro e isso tem custado muito ao planeta. O futuro já chegou”, declarou .

Fonte: Radioagência Nacional

Conteúdo relacionado: