one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Neymar comemora gol feito na partida contra Camarões

Imagem:

Compartilhar:

Brasil busca recomeço diante da Colômbia em amistoso

Criado em 05/09/14 15h16 e atualizado em 05/09/14 17h43
Por Portal EBC*

Passado o vexame dos últimos jogos na Copa do Mundo de 2014, chegou a hora da Seleção Brasileira recuperar o ânimo para dar início à caminhada rumo ao Mundial da Rússia, em 2018. Nesta sexta-feira (5), às 22h, a única equipe pentacampeã do mundo volta a campo na tentativa de conquistar uma vitória e recuperar o prestígio perdido após os 7 a 1 diante da Alemanha. O adversário é o mesmo da última vitória do Brasil: a Colômbia.

A Rádio Nacional do Rio de Janeiro transmite Brasil x Colômbia nesta sexta-feira, a partir das 21h. Ouvintes que estão no Rio de Janeiro acompanham pelo AM 1.130 kHz, e quem está no resto do país segue o jogo pelo site das Rádios EBC e pelo Portal EBC. Mande seu recado pelas redes sociais: @ebcesporte no twitter e na página das Rádios EBC no Facebook.

 

 

Leia mais notícias no Portal EBC

Confira especial sobre Direitos das Crianças no País da Copa

Dunga define provável time titular para amistoso contra a Colômbia

O desafio não será fácil. Se o lado canarinho pode contar com craques como Neymar e David Luiz, os colombianos têm Falcão García (que não esteve na Copa) e James Rodríguez, artilheiro do Mundial, com cinco gols. O embate sul-americano acontece no estádio Sun Life, em Miami, nos Estados Unidos e será transmitido ao vivo para todo o país pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Será o primeiro compromisso de Dunga em sua segunda passagem pela Seleção. O capitão do tetra assumiu a equipe após a saída de Luiz Felipe Scolari, prometendo mesclar jovialidade e experiência, uma vez que a equipe montada por Felipão foi criticada por ter apenas jogadores jovens. Será também a primeira partida do Brasil após a sequência de duas goleadas sofridas no Mundial (7 a 1 para a Alemanha na semifinal e 3 a 0 para a Holanda na disputa do terceiro lugar). Será também o reencontro de Neymar e Zúñiga. Uma falta cometida pelo colombiano tirou o brasileiro da Copa.

Dunga, no entanto, afirmou que não pretende recomeçar o trabalho do zero. “Não precisamos fazer dessa Copa do Mundo terra arrasada, há coisas que podem ficar”, disse durante sua apresentação, em julho. Prova disso é que, dos 22 atletas convocados para os amistosos nos Estados Unidos, dez disputaram o Mundial: o goleiro Jefferson, o zagueiro David Luiz, os laterais Maicon e Marcelo, os meias Luiz Gustavo, Fernandinho, Ramires, Oscar e Willian e o atacante Neymar.

Outros nove convocados já vestiram a amarelinha, mas não estiveram entre os relacionados por Felipão para a Copa de 2014. São eles: o goleiro Rafael Cabral, os zagueiros Marquinhos e Miranda, os laterais Filipe Luís e Danilo, o meia Elias e os atacantes Philippe Coutinho, Diego Tardelli e Robinho. Este último é o jogador mais experiente do grupo. Convocado pela primeira vez em 2003, o atleta do Santos esteve no Mundial de 2006 e foi um dos destaques da Seleção de Dunga na Copa de 2010.

A renovação da equipe fica por conta de três jogadores nunca antes relacionados. O zagueiro Gil, de 27 anos, o meia Everton Ribeiro, de 25 anos e o atacante Ricardo Goulart, de 23 anos. Todos eles atuam no Brasil. O primeiro joga no Corinthians, enquanto os outros dois pertencem ao Cruzeiro.

Diferente do Brasil, a Colômbia foi uma das sensações da Copa. A equipe do técnico José Pékerman conseguiu, pela primeira vez na história, chegar às quartas de final da competição, onde foi eliminada pela Seleção Brasileira, com um placar apertado de 2 a 1. O time cafetero também teve o artilheiro do Mundial, o meia James Rodríguez, que, inclusive, marcou um dos gols mais bonitos do torneio, diante do Uruguai. Para o amistoso desta sexta, a seleção sul-americana terá ainda a volta do craque Radamel Falcao García, que não disputou a Copa por conta de uma lesão.

Brasil e Colômbia já se enfrentaram 26 vezes e a Seleção Brasileira leva vantagem. Foram 16 vitórias e apenas duas derrotas. A última delas aconteceu há 23 anos, pela primeira fase da Copa América de 1991. O retrospecto recente, no entanto, mostra que o confronto tem se tornado equilibrado. Das últimas cinco partidas, quatro terminaram empatadas.

O jogo desta sexta deve servir para o técnico Dunga avaliar as dificuldades que enfrentará durante as eliminatórias da Copa de 2018. O futebol sul-americano melhorou muito e o escrete canarinho, como o próprio Dunga reconheceu, já não é mais o melhor do mundo. No caminho em direção à Rússia, a Colômbia deve ser uma das pedras mais incômodas.


Amistoso - Brasil X Colômbia

Data: 5 de setembro de 2014
Horário: 22h
Estádio: Sun Life, em Miami (EUA)
Transmissão: Rádio Nacional do Rio de Janeiro
 

Brasil - Jefferson, Maicon, Miranda, David Luiz, Filipe Luís, Luiz Gustavo, Ramires, Oscar, Willian, Neymar e Diego Tardelli
Técnico: Dunga

Colômbia - David Ospina, Camilo Zúñiga, Eder Balanta, Pablo Armero, Cristian Zapata, Carlos Sánchez, Fredy Guarín, Juan Cuadrado, James Rodríguez, Víctor Ibarbo e Falcao García
Técnico: José Pékerman

* Colaboração: Fernando Jordão

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário