one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Seis dos sete dirigentes detidos na Suíça contestam extradição para os EUA

Criado em 27/05/15 14h08 e atualizado em 27/05/15 14h50
Por Da Agência Lusa

Seis dos sete dirigentes ou ex-dirigentes do alto escalão do futebol denunciados por envolvimento em um suposto esquema de corrupção contestam a extradição para os Estados Unidos, anunciou hoje o ministério da Justiça da Suíça.

“Para os casos dos indivíduos que contestam a extradição, [o ministério da Justiça] vai pedir aos Estados Unidos que submeta um pedido formal de extradição dentro do período de 40 dias, conforme previsto no tratado bilateral de extradição”, refere o ministério, em comunicado, que também informa que já foi garantido a todos os envolvidos no caso audiências com a Zurich Cantonal Police sobre o pedido de prisão dos Estados Unidos.

De acordo com o mesmo documento, “os procedimentos de extradição vão recomeçar assim que os pedidos forem recebidos”.

O ministério revelou ainda que um dos sete detidos - não identificado no texto - disse estar preparado para a “extradição simplificada”, que, caso seja aprovada, permitirá a sua “entrega imediata” às autoridades norte-americanas.

O escândalo

Sete dirigentes ou ex-dirigentes da FIFA foram hoje detidos nesta quarta-feira (27) pela justiça da Suíça, por acusações de corrupção, quando se encontravam num hotel na cidade. Os detidos participariam do 65° Congresso da Fifa, marcado para começar nesta sexta-feira (29), em Zurique. 

Estes sete indivíduos fazem parte de um grupo de nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da Fifa indiciados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, acusados de conspiração e corrupção durante os últimos 24 anos.

Entre os acusados estão dois vice-presidentes da FIFA, o uruguaio Eugenio Figueredo e Jeffrey Webb, das Ilhas Cayman. O paraguaio Nicolás Leoz, ex-presidente da Confederação da América do Sul (Conmebol), o brasileiro José María Marín, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o costarriquenho Eduardo Li, o nicaraguense Júlio Rocha, o venezuelano Rafael Esquivel e Costas Takkas, das Ilhas Cayman, também estão na lista.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário