one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Marta se torna a maior artilheira da história das Copas: saiba mais sobre os gols da craque

Criado em 12/06/15 16h57 e atualizado em 12/06/15 17h21
Por Patrícia Serrão Edição:Nathália Mendes Fonte:Portal EBC

Na última terça-feira (9), logo no primeiro jogo da Copa do Mundo do Canadá, a brasileira Marta bateu mais um recorde na sua carreira. Autora do segundo gol da partida contra a Coreia do Sul, em cobrança de pênalti aos 10 minutos do segundo tempo, Marta atingiu a marca de 15 gols em Copas do Mundo, superando a alemã Birgit Prinz e tornando-se a maior artilheira da história do torneio feminino.

 

Ela já foi escolhida como melhor futebolista do mundo por cinco vezes consecutivas, de 2006 a 2010, um recorde entre mulheres e homens. Apontada pelo próprio como "Pelé de saias", seus números em Copas são mais impressionantes que os do próprio Rei do Futebol. O maior jogador de todos os tempos balançou as redes 12 vezes: em 1958 foram seis gols, em 1962, um, em 1966, mais outro e 1970, quatro gols.

 

A alagona de Dois Riachos pode alcançar, ainda no Canadá, o maior goleador de todos os tempos entre os homens: em 2014, o alemão Miroslav Klose chegou ao décimo sexto gol em quatro edições, destronando Ronaldo, que, com 15 gols, ocupava o posto desde 2002. Aos 29 anos e em sua quarta participação em Mundiais, a meia ainda persegue o inédito título mundial pela Seleção. 

 

Conheça todos os gols que a camisa 10 do Brasil já marcou:

 

Copa dos Estados Unidos - 2003

Coincidentemente, o primeiro gol de Marta pela Seleção em uma Copa do Mundo foi marcado com apenas 17 anos, em uma cobrança de pênalti, também em cima da Coreia do Sul. O jogo aconteceu no dia 21 de setembro de 2003, no encontro entre as brasileiras e sul-coreanas pela fase de grupos da Copa dos Estados Unidos. Na ocasião, a seleção canarinho venceu o jogo por 3 a 0 e Marta abriu o placar.

 

Três dias depois, no dia 24 de setembro, veio o segundo gol. O Brasil ganhou da Noruega por 4 a 1 e Marta ajudou na goleada, marcando o terceiro gol. Nas quartas de finais desta Copa, a seleção brasileira voltou para casa depois de perder por 2 a1 para a Suécia. O único gol das brasileiras foi marcado pela jogadora.

 

Copa da China - 2007

Em 2007 Marta voltou a marcar pela seleção brasileira. Ela balançou a rede duas vezes na goleada de 5 a 0 em cima da Nova Zelândia na primeira fase do Mundial da China. O primeiro gol foi marcado aos 28 minutos do segundo tempo e o segundo, dando números finais ao jogo, aos 48 da etapa final.

 

A seleção brasileira fez uma excelente campanha nesta Copa, terminando a fase de grupos com 100% de aproveitamento e dez gols marcados e nenhum sofrido. O Brasil goleou a seleção da casa por 4 a 0 e Marta contribuiu com dois gols. Nas quartas de final o Brasil enfrentou a Austrália e conseguiu uma vitória apertada de 3 a 2, com Marta sendo decisiva na vitória brasileira marcando um gol de pênalti.

 

Na semifinal, o time canarinho enfrentou a temida seleção norte-americana e também goleou. Vitória de 4 a 0 com dois gols de Marta - o último gol, inclusive, é considerado o mais bonito de todos pela própria jogadora. Na inédita final com a Alemanha ela perdeu um pênalti na decisão e a seleção brasileira ficou com o vice-campeonato. A craque brasileira terminou como artilheira da Copa, com sete gols marcados. 

 

Em entrevista à Fifa TV, Marta fala sobre o vice-campeonato na China, que até hoje é a melhor campanha do futebol feminino brasileiro em Copas do Mundo. Assista:

 

Copa da Alemanha – 2011

Jogando em território alemão, a seleção brasileira não fez uma boa atuação e parou nas quartas de finais. Neste campeonato, Marta marcou quatro gols. Dois deles na vitória de 3 a 0 em cima da Noruega, ainda na fase inicial, e os outros dois gols no empate com os Estados Unidos por 2 a 2, já no mata-mata. Na decisão por pênaltis, a Seleção foi eliminada por 5 a 3.

 

Marta, jogadora de futebol da seleção brasileira de futebol
Os quatro gols de Marta na Copa do Mundo de 2011 não ajudaram o Brasil a repetir a boa campanha da edição anterior, e o time caiu nas quartas de final, diante dos Estados Unidos

Foto: Mowa Press / Arquivo

Copa do Canadá - 2015

No primeiro jogo da Copa em Montreal, aos 10 minutos do segundo tempo, após uma falta na área sul-coreana, a juíza marcou o pênalti a favor do Brasil. A capitã da Seleçã assumiu a responsabilidade e marcou com precisão no canto esquerdo, ampliando o placar com o segundo gol da seleção na partida e se transformando na maior artilheira de Copas.

 

Marta, jogadora de futebol da seleção brasileira de futebol
Marta virou recordista de gols marcados em Copas de Mundo: até agora são 15, um a mais que a alemã aposentada Birgit Prinz

Foto: Bruno Domingos / Mowa Press

Qual foi o gol mais bonito de Marta em Mundiais? A própria jogadora escolheu e detalhou o momento em que balançou a rede. O vídeo é da Fifa TV:

Reveja a jogada aqui:

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário