one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Rafael Ribeiro / CBF

Compartilhar:

Draft do Brasileiro Feminino será nesta sexta-feira (25); entenda as regras

Criado em 23/09/15 14h04 e atualizado em 25/09/15 22h31
Por Da Redação*

O draft do Campeonato Brasileiro de Futebol Brasileiro já tem data e hora marcada: será na próxima sexta-feira (25), às 19h30, no auditório da sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O sistema vai distribuir as 20 jogadoras da seleção permanente entre as oito equipes classificadas para a segunda fase do campeonato, que poderão escolher seus reforços.

De acordo com a CBF, o objetivo do draft, que acontecerá pela primeira vez nesta terceira edição do torneio, é “dar equilíbrio aos jogos”. Cada clube poderá escolher duas atletas para seu elenco. Quatro deles terão direito a mais uma escolha, totalizando três jogadoras para estes times. Dois sorteios serão feitos para definir tanto a ordem de escolha quanto os times que terão a terceira atleta.

Confira o especial "Mulheres em Campo"
Acompanhe a tabela completa do Brasileirão Feminino

O primeiro sorteio estabelecerá a ordem de escolha. O pote 1 trará números de 1 a 8, enquanto o pote 2 virá com os nomes das equipes classificadas – atribuindo assim, uma posição para cada time, que será seguida na primeira série de escolhas. Na segunda série, a ordem será inversa: o oitavo time será o primeiro a draftar uma jogadora.

Antes que a terceira e última série comece, haverá outro sorteio para definir uma outra ordem de escolha. Somente os quatro primeiros poderão escolher mais uma jogadora. Todo o processo será transmitido pela CBF TV.

A seleção permanente foi criada em janeiro deste ano de olho nos principais campeonatos deste e do próximo ano: Copa do Mundo feminina, Jogos Pan-Americanos e os Jogos Olímpicos. As vagas de jogadoras que atuam no exterior – como Marta, que joga no FC Rosengard, da Suécia, e Cristiane, do Paris Saint-Germain – foram preenchidas por atletas que jogam no futebol nacional.

A lista de jogadoras que serão draftadas conta com Bárbara, Andressinha, Darlene, Fabi, Formiga, Gabi Zanotti, Géssica, Luciana, Maurine, Mônica, Travalão, Rafa, Raquel, Tayla, Thaisa, Camila, Letícia, Andreia, Rilany e Bia.

O draft é muito comum nos esportes mais populares dos Estados Unidos. As ligas norte-americanas de futebol americano (NFL), basquete (NBA), hóquei (NHL), beisebol (MLB) e também de futebol (MLS) permitem que os times, na maioria das vezes no início da temporada, escolham novos jogadores para seus elencos. Uma das regras que geralmente é adotada dá preferência aos times de pior desempenho na temporada de contratar primeiro.

O Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino começou no dia 7 de setembro e tem final prevista para os dias 8 e 15 de novembro. Vinte equipes participam desta edição, a terceira organizada pela CBF. Na primeira fase, que termina nesta quarta-feira (23), os times foram divididos em quatro grupos de cinco, que jogam em turno único. Os dois primeiros colocados avançam para a fase seguinte, com dois grupos de quatro e jogos em turno e returno. 

 

*com informações da Confederação Brasileira de Futebol

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário