one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Magia e mistério da etnia Maya serão mostrados nos Jogos Mundiais Indígenas

Criado em 14/10/15 13h57 e atualizado em 14/10/15 14h01
Por Cleide Passos Fonte:Ministério do Esporte

A delegação da Guatemala, formada por 25 integrantes da etnia Maya, comparecerá aos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas com a responsabilidade de assumir a celebração e com o ânimo de viver a experiência de outros países e de contribuir com as iniciativas de cada um, afirma a líder do grupo guatemalteca, Marta Eulália Estrada Xicará de Leiva. Para a delegação, os olhares do mundo estarão voltados para a magia e mistério do Mundo Maya, a partir do dia 20 de outubro, em Palmas.

“Esperamos levar o conhecimento de nossa cultura. O mundo vai conhecer o patrimônio histórico, natural e cultural da Guatemala, além dos coloridos trajes típicos e a amabilidade de nossa gente, origem e destino de uma biodiversidade única no mundo”, diz Marta.

Leia também:

Indígenas da Colômbia e do Congo esperam promover a diversidade com Jogos Mundiais

Indígenas do Equador e dos Estados Unidos pregam união dos povos nos Jogos Mundiais

Povos indígenas do Chile, Argentina e Canadá garantem presença nos Jogos Mundiais Indígenas

“Aproveito para reiterar ao mundo que os povos indígenas não são amantes da guerra nem buscam caminhos beligerantes que levam à violência e à explosão de conflitos. Os povos indígenas são herdeiros de seus ancestrais, são guardiões do princípio universal da paz, da concórdia, da justiça e da dignidade entre todos os povos da terra. Certamente sediar os próximos jogos será histórico para nós”, acrescenta.

A Guatemala tem sua história marcada pela civilização Maya, que habitou o território do país durante todo o período pós-clássico, até a conquista do Iucatã pelos espanhóis. Além da Guatemala, os mayas viveram em Honduras, Belize, na parte sul do México e na parte oriental de El Salvador.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário