one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Vasco/Divulgação

Compartilhar:

Série B: Vasco, Bahia e Goiás estão entre favoritos; guia mostra campanhas dos 20 participantes

Criado em 13/05/16 20h58 e atualizado em 14/05/16 17h39
Por Edgard Matsuki

A partir deste fim de semana, 20 clubes da Série B começam a luta por quatro vagas na elite do futebol brasileiro. Com o fim dos campeonatos estaduais e regionais, o foco da maioria dos times está exclusivamente na competição. Para você ficar por dentro de quem luta para subir e quem luta para não cair para a Série C, confira o guia de como estão os times neste início do campeonato.

Favoritos ao título

Vasco da Gama

Rebaixado após péssima campanha no início do Campeonato Brasileiro do ano passado, o Vasco entra na Série B como favorito ao título e ao acesso à Série A da competição depois do título do Campeonato Carioca neste ano. Aliás, a equipe, treinada por Jorginho, não perdeu nenhuma das 21 partidas disputadas de 2016. De quebra, segue firme na Copa do Brasil. Para além de tudo isso, o time carrega a tradição de quem venceu quatro Campeonatos Brasileiros e 1 Libertadores. É o time a ser batido.

Desempenho no ano passado: Rebaixado da Série A (18º lugar)
Desempenho neste ano: Campeão Carioca, está na 2ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 16 vitórias e 5 empates (80,9% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 1 vitória

Nenê, do Vasco
Nenê, do Vasco, é o destaque da equipe que joga para voltar à elite do futebol brasileiro. Crédito da foto: Vasco / Divulgação

Bahia

Além do Vasco, o Bahia é o único time que já foi campeão brasileiro na Série B deste ano. No ano passado, a camisa não foi suficiente para o time conseguir o acesso na competição. De ficar no G4 até a 32ª rodada, o time ficou cinco jogos sem vencer e deu adeus ao acesso. Em 2016, o time bateu na trave no Campeonato Baiano e na Copa do Nordeste. Mas o desempenho de 77,3% dos pontos ganhos tem animado os torcedores.

Desempenho no ano passado: 9º na Série B
Desempenho neste ano: Vice-campeão no Campeonato Baiano, 3º lugar da Copa Nordeste (Caiu nas semifinais), está na 2ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 18 Vitórias, 4 empates e 3 derrotas (77,3% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 0

Paysandu

A equipe do Paysandu é o único integrante da Série B que venceu dois títulos neste início de temporada. O “Papão da Curuzu” venceu a Copa Verde e o Campeonato Paraense. Além disso, a equipe só perdeu uma partida em 23. O retrospecto anima os torcedores e faz da equipe uma das favoritas ao acesso para a primeira divisão do futebol nacional.


Desempenho no ano passado: 7º na Série B
Desempenho neste ano: Campeão Paraense, Campeão da Copa Verde, está na 2ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 15 Vitórias, 7 empates, 1 derrota (75,3% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 0

Jogadores do Paysandu festejam o título com a taça de campeão da Copa Verde
Paysandu chega forte para competição depois de festejar o título com a taça de campeão da Copa Verde. Foto: CBF

Candidatos ao acesso

Goiás

Rebaixado no ano passado, o Goiás vai tentar repetir o que fez em 1999 e 2012, quando foi campeão da Série B. Neste ano, a equipe já levou o campeonato estadual. Porém, tropeçou e caiu na primeira fase da Copa do Brasil contra o River (PI). Mesmo assim, os torcedores ainda confiam no acesso à Série A.

Desempenho no ano passado: Rebaixado da Série A (19º lugar)
Desempenho neste ano: Campeão do Campeonato Goiano, Caiu na 1ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 12 vitórias, 5 empates e 3 derrotas (68,3% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 2 vitórias, 3 empates e 1 derrota (50% de aproveitamento)

 

 

Náutico

Em 2015, o Náutico bateu na trave e ficou em quinto lugar no Brasileirão da Série B. Para este ano, o time não quer vacilar e aposta na torcida para conseguir o acesso à elite do futebol (que não disputa desde 2013). A volta à Série A salvaria o ano do time, que caiu na primeira fase da Copa do Brasil e ficou em 3º no Campeonato Pernambucano.

Desempenho no ano passado: 5º na Série B
Desempenho neste ano: 3º do Campeonato Pernambucano, eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 9 Vitórias, 4 empates, 3 derrotas (64,5% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 0

Ceará

Time com uma das torcidas mais apaixonadas do Brasil, o Ceará vai precisar muito do apoio deles para melhorar o retrospecto no ano. Depois de quase cair para a Série C no ano passado, o time ainda não engrenou: ficou em 5º lugar no Campeonato Cearense e na Copa Nordeste. Porém, o desempenho na Copa do Brasil tem animado a torcida. Luta pelo acesso, mas ainda é uma incógnita.

Desempenho no ano passado: 15º na Série B
Desempenho neste ano: 5º lugar do Campeonato Cearense, 5º lugar da Copa do Nordeste (Caiu nas Quartas de Final), está na 2ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 14 Vitórias, 6 empates 4 derrotas (66,6% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 2 vitórias e 1 empate (77,7% de aproveitamento)

Torcida do Ceará na final do Campeonato Cearense, no Castelão
Torcida do Ceará na final do Campeonato Cearense, no Castelão

 

Outros candidatos ao acesso

Paraná

O Paraná, em nenhuma outra edição da Série B, voltou a ser a equipe que assombrou alguns grandes do futebol brasileiro nos anos 90 e 2000. Porém, o terceiro lugar no Campeonato Paranaense (com a melhor campanha da primeira fase e só caindo nos pênaltis contra o Atlético) tem animado o time para o Brasileirão deste. Se a equipe continuar apresentando o mesmo futebol, pode surgir como candidato a uma vaga no acesso.

Desempenho no ano passado: 13º na Série B
Desempenho neste ano: 3º lugar do Campeonato Paranaense (caiu nas semifinais), está na 2ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 10 Vitórias 4 empates 4 derrotas (62,9% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 1 derrota

Sampaio Corrêa

Desde que voltou à Série B do Campeonato Brasileiro, em 2014, o Sampaio Corrêa tem feito campanhas regulares. Em 2014, ficou em 10º lugar. No ano passado, chegou em 8º lugar. A força da torcida pode fazer a diferença para transformar a equipe em uma surpresa na competição. E aí dá para sonhar com uma vaga na Série A, algo que não acontece desde 1986.

Desempenho no ano passado: 8º na Série B
Desempenho neste ano: Disputa o Campeonato Maranhense (está na final do 2º turno), eliminado na 1ª fase da Copa do Nordeste (9º lugar), está na 2ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 14 Vitórias 3 empates 7 derrotas (68,1% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 1 empate e 1 derrota (16,6% de aproveitamento)

 

Joinville

Rebaixado no Campeonato Brasileiro do ano passado, o Joinville sonha em reeditar a campanha que levou o time à elite do futebol nacional. Em 2014, o Joinville foi campeão ficando à frente até do Vasco. Porém, a realidade aponta que o acesso será um grande desafio. No Campeonato Catarinense, a equipe ficou com o vice. O título ficou com a Chapecoense. Se conseguir se superar e aproveitar os jogos em casa, o Joinville pode aparecer como forte candidato.

Desempenho no ano passado: Rebaixado da Série A (20º lugar)
Desempenho neste ano: Vice-campeão do Campeonato Catarinense, está na 2ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 9 vitórias, 9 empates e 5 derrotas (57,4% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 2 vitórias e 3 derrotas (40% de aproveitamento)

 

Bragantino

Se formos levar em conta a campanha do Bragantino na Série A2 (segunda divisão) do Campeonato Paulista, as previsões para o Brasileirão não são otimistas. Porém, o desempenho do ano passado (quando ficou em sexto) e a campanha na Copa do Brasil (onde já está na 3ª fase) dão uma ponta de esperança aos torcedores, que sonham em relembrar o retrospecto da década de 1990, quando era presença garantida na Série A.

Desempenho no ano passado: 6º na Série B
Desempenho neste ano: Caiu nas quartas de Final do Paulista A2 (5º lugar), está na 3ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 13 vitórias, 8 empates e 3 derrotas (65,2% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 1 vitória e 1 empate (66,6% de aproveitamento)

 

Pelotão intermediário

CRB


O torcedor do CRB chega ao campeonato com alguns motivos para ter esperança. Afinal, o CRB ganhou o estadual e passou da 1º fase na Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Por outro lado, a equipe costuma ficar no pelotão intermediário na Série B. Em 26 participações na competição, o time nunca subiu de divisão. Quando jogou a Série A (a última participação foi em 1984), foi como convidado.

Desempenho no ano passado: 11º na Série B
Desempenho neste ano: Campeão Alagoano, 7º lugar da Copa do Nordeste (caiu nas Quartas de Final), está na 2ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 16 Vitórias, 3 empates e 10 derrotas (65,5% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 1 derrota

 

Atlético (GO)

O Atlético Goianiense chegou a figurar na primeira divisão do futebol nacional. Porém, os tempos são outros. No Campeonato Goiano deste ano ficou em 3º lugar. Na Copa do Brasil, foi eliminado na primeira fase. O desempenho no ano passado também não foi dos melhores: 14º lugar. O retrospecto e a história mostram que o time deve ficar no pelotão intermediário na competição.

Desempenho no ano passado: 14º na Série B
Desempenho neste ano: Caiu nas semifinais do Campeonato Goiano (3º lugar), caiu na 1ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 9 vitórias, 4 empates e 5 derrotas (57,4% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 1 vitórias 1 empate e 1 derrota (44,4% de aproveitamento)


Criciúma


O início do ano do Criciúma não tem sido dos mais fáceis. No estadual, a equipe ficou fora da final, em 3º lugar. Na Copa do Brasil e na Primeira Liga, o desempenho foi pior ainda. Na Copa do Brasil, foi eliminado pelo Operário (PR) na primeira fase. Na Primeira Liga, empatou um jogo, perdeu dois e caiu na 1ª fase. Se o time continuar assim, deve ficar mais ou menos na mesma posição do ano passado: 12º lugar.

Desempenho no ano passado: 12º na Série B
Desempenho neste ano: 3º lugar do Campeonato Catarinense, eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil, 11º lugar na Primeira Liga (caiu na primeira fase)
Campanha no ano: 10 vitórias, 4 empates e 9 derrotas (49,2% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 3 vitórias e 1 derrota (75% de aproveitamento)

Avaí

Se o início do ano do Criciúma foi ruim, o início do ano do Avaí foi desastroso. Depois de ser rebaixado no Brasileirão da Série A, o time quase caiu para a 2ª divisão do Campeonato Catarinense (ficou em 8º lugar). Na Primeira Liga, o Avaí ficou em 12º lugar. Detalhe: a competição teve 12 participantes. Para beliscar uma vaga na Série A, o time vai ter que melhorar muito.

Desempenho no ano passado: 17º lugar na Série A
Desempenho neste ano: 8º lugar no Campeonato Catarinense, 12º lugar na Primeira Liga (caiu na primeira fase), eliminado na 2ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 7 vitórias, 4 empates e 14 derrotas (33,3% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 1 vitória 1 empate e 4 derrotas (22,2% de aproveitamento)

Luta para não cair


Vila Nova


O campeão da Série C do ano passado entra na Série B com o sinal amarelo. No Campeonato Goiano, o time acabou em quarto lugar. Na Copa Verde, foi eliminado pelo Gama (DF) nas quartas de final. Ou seja, se o time almeja subir na elite terá que melhorar o futebol. Apesar que, inicialmente, o foco deve ser a permanência na Série B.

Desempenho no ano passado: Campeão da Série C
Desempenho neste ano: Caiu nas semifinais do goiano (4º lugar), caiu nas quartas de final da Copa Verde
Campanha no ano: 8 vitórias 9 empates 5 derrotas (50% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas (52,3% de aproveitamento)

Londrina

Outro time que veio da Série C e tem que ficar atento para não voltar para lá. O desafio do Londrina é o de seguir a trajetória ascendente de quem subiu para a Série C em 2014 e para a B em 2015. Neste ano, o time terminou em sexto no estadual e já está de fora da Copa do Brasil. Se manter na Série B pode ser uma vitória.

Desempenho no ano passado: Vice-campeão da Série C
Desempenho neste ano: 6º lugar no Campeonato Paranaense (eliminado nas quartas de final), eliminado na 2ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 9 Vitórias, 4 empates e 5 derrotas (57,7% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 1 vitória

Luverdense


O Luverdense é mais uma equipe que teve “ascensão” meteórica. Único representante do estado do Mato Grosso, o time ganhou o estadual. Porém, sabe que a Série B é uma competição muito mais complicada. A prova disso foi nos confrontos contra o Vila Nova na Copa Verde. Em dois jogos, perdeu os dois, tomou cinco gols e não marcou nenhum. Tem que ficar de olho para não voltar à Série C.

 

Desempenho no ano passado: 10º na Série B
Desempenho neste ano: Campeão do Campeonato Mato-Grossense, eliminado na primeira fase da Copa Verde
Campanha no ano: 11 Vitórias, 6 empates, 4 derrotas (61,9% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 2 derrotas

 

Favoritos ao rebaixamento

Tupi

No ano passado, o Tupi surpreendeu ao subir para a Série B do Campeonato Brasileiro. Mas o torcedor não teve nem tempo de comemorar. No Campeonato Mineiro, a equipe ficou em 9º lugar entre 12 participantes. O retrospecto, que quase levou ao rebaixamento, faz o time ser candidato a voltar para a Série C.

 

Desempenho no ano passado: 3º lugar da Série C
Desempenho neste ano: 9º lugar no Campeonato Mineiro
Campanha no ano: 4 Vitórias, 1 empate, 6 derrotas (39,3% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 0

 

Brasil de Pelotas

O Brasil tem uma das torcidas mais fanáticas do Sul do Brasil. Mas em 2016, os torcedores têm motivos para se preocupar. No Campeonato Gaúcho, o Brasil ficou em 8º lugar, com aproveitamento de 35,4% dos pontos. Na Copa do Brasil, caiu na 1ª fase. Se o time manter a média de pontos, a queda para a Série C é certa.

 

Desempenho no ano passado: 4º lugar da Série C no ano passado
Desempenho neste ano: 8º lugar do Campeonato Gaúcho (Caiu nas Quartas de Final), eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 3 Vitórias, 8 empates e 5 derrotas (35,4% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 0

Oeste

A equipe da cidade de Itápolis é um dos maiores candidatos à queda. Dentre os 20 participantes da competição, é o único que conseguiu ser rebaixado no estadual. A equipe ficou em 18º lugar no Campeonato Paulista e amargou o descenso. A esperança dos torcedores era uma parceria com o Grêmio Osasco Audax, mas ela não foi para frente. Tudo isso faz a torcida temer pelo pior.

 

Desempenho no ano passado: 16º na Série B
Desempenho neste ano: 18º lugar no Campeonato Paulista (rebaixado)
Campanha no ano: 3 Vitórias 4 empates 8 derrotas (28,8% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 0

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário