one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Paralimpíadas: conheça as regras do atletismo

Criado em 15/08/16 19h01 e atualizado em 15/08/16 19h12
Por Portal EBC Edição:Líria Jade

O atletismo faz parte do programa dos Jogos Paralímpicos desde a sua primeira edição, no ano de 1960 em Roma. Mas foi apenas em 1984 que o Brasil conquistou as primeiras medalhas na modalidade, em Nova York (EUA) e em Stoke Mandeville (Inglaterra). Naquele ano, o país faturou seis medalhas de ouro, 12 de prata e três de bronze.

Trata-se da modalidade que rendeu mais medalhas ao Brasil nos Jogos. No total, o país já faturou 109 medalhas, das quais 32 foram de ouro, 47 de prata e 30 de bronze.

As 27 provas de atletismo masculino e feminino serão feitas no Estádio Olímpico do Engenhão de 8 a 17 de setembro. Já a Maratona será no dia 18 com largada e chegada no Forte de Copacabana.

O atletismo paralímpico é praticado por atletas com deficiência física ou visual. Há provas de corrida, saltos, lançamentos e arremessos, tanto no feminino quanto no masculino. Os competidores são divididos em grupos de acordo com o grau de deficiência constatado pela classificação funcional.

O responsável pela prática do esporte no país é o Comitê Paralímpico Brasileiro (www.cpb.org.br) e no mundo o responsável é o Comitê Paralímpico Internacional (www.paralympic.org).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário