one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Paralimpíadas: conheça as regras do rugby em cadeira de rodas

Criado em 15/08/16 22h48 e atualizado em 15/08/16 22h54
Por Portal EBC Edição:Líria Jade

O rugby em cadeira de rodas participa oficialmente dos Jogos Paralímpicos desde Sydney 2000, sendo disputado por equipes mistas de atletas com perda de função nos membros. A modalidade inicialmente  foi desenvolvida por atletas tetraplégicos. Os maiores medalhistas do esporte são os Estados Unidos, Austrália e Canadá.

Assim como no rúgbi convencional, a modalidade para cadeirantes tem muito contato físico. São quatro atletas em cada equipe, que contam ainda com 8 reservas cada. Os jogos ocorrem em quadras de 15m de largura por 28m de comprimento e têm 4 períodos de 8 minutos. O objetivo é passar da linha do gol com as duas rodas da cadeira e a bola nas mãos.

O curioso do rúgbi em cadeira de rodas é que ele não é dividido por gênero. Homens e mulheres jogam juntos em uma categoria mista.

Os jogadores são categorizados em sete classes a depender da habilidade funcional: 0,5; 1,0; 1,5; 2,0; 2,5; 3,0 e 3,5. As classes superiores são destinadas aos atletas que têm maiores níveis funcionais e as classes mais baixas são para jogadores de menor funcionalidade. 

As provas serão disputadas de 14 a 18 na Arena Carioca 1, no parque Olímpico da Barra. O responsável pelo esporte no Brasil é a Associação Brasileira de Rúgbi em Cadeira de Rodas. O responsável pelo esporte no mundo é a Federação Internacional de Rúgbi em Cadeira de Rodas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário