one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Amamentação ajuda a prevenir a obesidade

Imagem:

Compartilhar:

Amamentação pode salvar 830 mil bebês por ano

Criado em 20/02/13 12h28 e atualizado em 21/02/13 09h58
Por Adriana Franzin/EBC*

Amamentação ajuda a prevenir a obesidade
Amamentação ajuda a prevenir a obesidade (Mariana Martins/Creative Commons)

Se todos os bebês do mundo fossem amamentados ao nascer, 830 mil vidas seriam salvas. Segundo o relatório Superfood for babies: How overcoming barriers to breastfeeding will save children's lives da organização Save the Children, divulgado segunda-feira (18), há quatro barreiras principais que impedem ou dificultam a amamentação nos primeiros momentos de vida: pressões culturais e da comunidade, falta de profissionais qualificados de saúde, falta de legislação relativa à maternidade e o apelativo marketing de substitutos do leite materno.

Leia também: 

Amamentação ajuda a prevenir a obesidade

Dicas para uma amamentação sem dor

Muitas famílias, segundo o relatório, mantém a crença errada de que o colostro, secreção que antecede o leite, é sujo. Ao contrário, ele é rico em anticorpos que impulsionam o sistema imunológico do bebê.

Faltam também profissionais capacitados para orientar as mães e proporcionar esse momento de amamentação logo na primeira hora de vida. De acordo com o levantamento, apenas 6,7% dos nascimentos ocorrem nas maternidades dos Estados Unidos que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde sobre o aleitamento materno imediato e exclusivo.

Quanto à legislação, nem todos os países têm políticas de licença maternidade e de trabalho que apoiem a amamentação. De acordo com a pesquisa, há uma pressão grande da sociedade para que a mulher volte às suas atividades domésticas e profissionais o mais rápido possível após o nascimento do bebê, o que impede a amamentação exclusiva até os seis meses.

Outro ponto emblemático é a ação das empresas que lucram cerca de 25 bilhões de dólares com a venda de fórmulas para bebês. Segundo a organização, os substitutivos são oferecidos de forma desnecessária e inadequada em muitos países. Cita, por exemplo, o caso das mulheres que vivem em países de baixa renda que, muitas vezes, não têm acesso à água limpa para preparar o leite, o que acaba se tornando um risco à saúde das crianças.

“O Save the Children acredita que as empresas que substituem o leite materno enfrentam um conflito de interesses inerente porque o seu produto rival, o leite materno, é superior em qualidade e é de graça” (em tradução livre do texto)

O Brasil é citado no relatório como um caso do sucesso impressionante. O texto aponta as campanhas de publicidade, os bancos de leite materno e o esforço do governo, iniciativa privada e organizações não governamentais como responsáveis pelo aumento no tempo de amamentação que passou de 5,5 meses em 1989 para 14 meses em 2006. O site da organização dispõe, inclusive, uma espécie de mini-documentário sobre a amamentação no Brasil. Veja aqui.

* Informações do Save the Children

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário