one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Publicação traz dicas sobre alimentos a ser evitados

Imagem:

Compartilhar:

Cartilha sobre alergia alimentar alerta para informações nos rótulos

Criado em 03/09/14 09h29 e atualizado em 03/09/14 11h05
Por Adriana Franzin Fonte:Põe no Rótulo

Cartilha da Alergia Alimentar
Publicação traz dicas sobre alimentos a ser evitados

O que caseinato de sódio tem a ver com o leite? Para quem é leigo no tema alergia alimentar, nada. Mas para quem sofre da doença, a informação é vital. A omissão do termo específico pode levar o consumidor a crer que o alimento é inofensivo. Esse equívoco pode gerar reações sérias, dependendo do grau de sensibilidade, como choque anafilático e fechamento da glote.

Para evitar ocorrências desse tipo, famílias de pacientes se uniram e criaram a campanha Põe no Rótulo. O grupo lançou recentemente a Cartilha da Alergia Alimentar, para orientar outras famílias sobre as informações "escondidas" nas embalagens.

Segundo a publicação, cerca de cinco milhões de crianças e quatro milhões de adultos sofrem de alergia atualmente no Brasil. Apesar da importância da causa, não há na legislação brasileira artigo que obrigue fabricantes a destacar a presença de alérgenos nos rótulos ou a possibilidade de contaminação durante a produção (geralmente descrito como "contém ou pode conter traços de...").

A cartilha, feita em parceria com a Proteste, traz, por exemplo, dicas sobre o que fazer em casos de emergência, explica os riscos da contaminação cruzada e lista os principais alimentos que devem ser evitados por quem tem alergia.

A publicação está disponível para ser baixada. Outras informações também podem ser consultadas e compartilhadas na Comunidade Põe no Rótulo nas redes sociais. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário