one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Menino triste

Imagem:

Compartilhar:

Entenda os riscos de não tratar a diarreia adequadamente

Criado em 05/11/14 09h31
Por Portal Brasil

A diarreia pode ser caracterizada pelo aumento do número de evacuações. Geralmente, as fezes perdem a consistência, se tornando aguadas. Quando os sintomas de fezes líquidas permanecem por mais de três semanas, a diarreia passa a ser considerada crônica.

De acordo com o coordenador do ambulatório do Hospital Federal Nossa Senhora da Conceição (RS), José Fossari, a desidratação provocada pelo desarranjo intestinal pode levar a complicações graves. "Essa desidratação pode causar risco de vida. Principalmente nas pessoas mais idosas e nas crianças. Muitas vezes ela é acompanhada de dor abdominal e cólica, e algumas vezes até febre e mal estar."

Leia também:

Soro é prático e eficiente contra desidratação

O coordenador explica que uma das formas de evitar a diarreia é ficar longe de alimentos mal conservados. "Alimentos mal conservados, muitas vezes fora da geladeira, podem levar à diarreia. A desidratação pode ser um risco muito grande. A conservação do alimento é importante e para quem está com diarreia a ingestação de líquido em grande quantidade é recomendada."

A copeira Kátia Zansavio sabe bem disso. Ela tem uma filha de 25 anos que sempre teve crises de diarreia. Kátia conta que a mudança dos hábitos alimentares foi fundamental para atenuar o problema. "Ela parou de comer na rua.  Ela começa com enjoo, aí dá diarreia, vômito. Aí é aquela história, vai para o hospital, só melhora se tomar soro e os medicamentos, mas não fica internada."

José Fossari recomenda ainda o soro caseiro para tratar a desidratação provocada pela diarreia. Para preparar o soro, basta misturar em um litro de água filtrada uma colher de cafezinho de sal com uma colher de sopa de açúcar.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário