one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Alunos da Associação dos Amigos da Criança Autista (Auma), na zona norte de São Paulo, realizam diversas atividades pedagógicas

Imagem:

Compartilhar:

Conheça métodos inovadores e inclusivos de alfabetização

Criado em 15/07/15 09h41 e atualizado em 15/07/15 09h50
Por Portal EBC Fonte:Programa Especial

Apesar de crianças com o transtorno do autismo poderem frequentar a rede regular de ensino, algumas técnicas utilizadas na educação especial podem facilitar a aprendizagem. Uma escola de Havana, em Cuba, voltada para crianças com autismo, desenvolve métodos de ensino voltados a crianças de 2 a 7 anos, que preparam a criança para o ensino regular.

O objetivo fundamental da escola Dora Alonso é realizar um estímulo precoce das crianças, preparando-as para alcançar a inclusão educativa em outros contextos.

Das 65 crianças matriculadas, 40 frequentam o espaço diariamente e o restante recebe uma modalidade de atendimento combinado, ou seja, frequentam a escola duas ou três vezes por semana para receber atendimento personalizado e individualizado, em complemento ao ensino tradicional.

Dentre os métodos da escola está o de leitura global para aprendizado da leitura e da escrita. A diretora Laude Cruz Camejo explica: “Estamos usando este método com um grupo de crianças e é dividido em diversas etapas. Primeiro imagem com imagem. Posteriormente, outra etapa é a associação da imagem com a palavra. E, posteriormente, a leitura global da palavra. À medida que a criança vai evoluindo, são incorporadas as orações pitográficas, que é a leitura de orações com imagens, até restar somente a oração.”

A professora Laura Alvarez explica que em um primeiro momento faz as atividades junto com a criança, mas depois vai tirando a ajuda. “Já não seguramos a mão toda, só colocamos os dedos  como guia, para que a criança consiga fazer. E depois simplesmente mostramos a atividade que a criança vai realizar e a criança, compreendendo os códigos visuais, realiza a atividade.”

Além da alfabetização, propriamente dita, a escola cubana oferece aulas de computação, música, fisioterapia e educação física.

Outros serviços importantes são a presença de psicopedagoga e logopedistas, que são as terapeutas da linguagem.

Conheça a escola Dora Alonso nesta reportagem do Programa Especial:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário