one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Criança comendo brócolis

Imagem:

Compartilhar:

Como prevenir a obesidade infantil?

Criado em 11/08/15 12h25 e atualizado em 11/08/15 12h31
Por Sociedade de Pediatria de São Paulo

A obesidade infantil é um dos maiores problemas de saúde atualmente. Várias complicações – como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, problemas de colesterol e triglicérides – já afetam nossas crianças e adolescentes obesos. Além disso, criança obesa tem 80% de chance de ser um adulto obeso se não for tratada adequadamente na infância.

O tratamento da obesidade infantil requer muita disciplina e força de vontade para mudar hábitos de vida, aumentar atividade física e se alimentar adequadamente. Por isso, a melhor maneira de lidar com essa doença é a prevenção.

A prevenção da obesidade infantil deve iniciar já na gestação: a gestante deve ter bons hábitos alimentares e evitar excesso de ganho de peso na gravidez. O aleitamento materno é um dos pilares da prevenção de obesidade: criança amamentada no peito tem menos risco de desenvolver obesidade.

A introdução de novos alimentos na infância também é tarefa importante para evitar obesidade. Deve ser incentivada a introdução e manutenção de verduras, frutas e legumes e evitar alimentos industrializados. Leites industrializados com excesso de proteínas podem levar à obesidade. Não devem ser utilizado “engrossantes” ou farináceos nas mamadeiras.

Cuidado na introdução de alimentos com excesso de açúcar e gordura é fundamental. Oferecer precocemente esses alimentos muda o paladar da criança, assim ela poderá deixar de aceitar alimentos saudáveis por serem menos palatáveis.

A educação alimentar é fundamental para toda a população. A forma mais eficaz de se combater a má alimentação é por meio do conhecimento dos grupos alimentares, da importância de cada um deles, das quantidades que devem ser ingeridas por refeição, dos horários a serem seguidos e das consequências de uma dieta desequilibrada.

Veja abaixo as recomendações alimentares da American Heart Association para crianças maiores de 2 anos e seus familiares:

    - Ingestão calórica proporcional à atividade física para manter o crescimento normal;
    - 60 minutos de atividade física diária moderada a vigorosa;
    - Comer vegetais e frutas diariamente, limitando a ingestão de sucos;
    - Usar óleos vegetais e margarinas com pouca gordura saturada e gordura trans no lugar de manteigas ou outras gorduras de origem animal;
    - Comer mais pão integral e cereais em substituição a grãos refinados;
    - Reduzir a ingestão de doces e bebidas com açúcar;
    - Usar leite desnatado ou semidesnatado e seus derivados diariamente;
    - Comer mais peixe, especialmente grelhado e cozido;
    - Reduzir a ingestão de sal, sobretudo sal de alimentos industrializados.

Criança precisa gastar energia. Brincadeiras como pega-pega, esconde-esconde, amarelinha, pular corda, jogar bola devem ser incentivadas. Vídeo game, jogos eletrônicos, computador e TV devem ser limitados em torno de 2 horas por dia. A prática de esportes também ajuda na prevenção da obesidade.

Detecção precoce de ganho acelerado de peso é fundamental para prevenção de obesidade. Para isso a criança deve ter um acompanhamento pediátrico de rotina, no mínimo três vezes ao ano, para que o pediatra examine a criança, faça uma investigação sobre os hábitos alimentares e confirme o peso, a estatura e o índice de massa corpórea dessa criança.

Prevenir a obesidade é muito mais eficaz do que remediar.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário