one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Salas de amamentação ajudam trabalhadoras a continuar aleitamento

Criado em 04/08/15 11h49 e atualizado em 04/08/15 11h59
Por Sayonara Moreno Fonte:Radioagência Nacional

A Organização mundial de Saúde declara que o leite materno é indispensável pelo menos até os seis meses de vida do bebê.

Com base nessa recomendação, a legislação trabalhista brasileira determina que, no local de trabalho, toda mãe tem direito a dois descansos especiais por dia, cada um de meia hora, para ordenhar o próprio leite ou amamentar, até que a criança complete seis meses de idade.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Salas de amamentação ajudam trabalhadoras a continuar aleitamento

Apesar de as salas de amamentação não serem obrigatórias, algumas empresas adotam essa prática. É o caso do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com sede no Rio de Janeiro, que há seis anos mantém um local específico para isso.

A chefe do Departamento Médico da instituição, Ana Paula Mendonça, afirma que mais de 60% das mães em período de lactação já utilizaram o espaço. Ela conta que esse tipo de atenção é reconhecido pelas funcionárias.

E por falar em instituições públicas, a servidora Marcela Achcar tem o que comemorar: no Ministério da Saúde, onde trabalha, além da sala de amamentação, os servidores têm creche. Com isso, Marcela consegue alimentar sempre a pequena Sofia, de um ano e quatro meses. Ela conta que não abriria mão desse gesto de amor.

A coordenadora dos bancos de leite humano da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Miriam Santos, explica que em casos de ordenha, é melhor usar uma colherinha ou copinho do que a mamadeira.

A bancária Kelma Costa segue a recomendação da especialista e faz questão de coletar o leite e enviar para a creche do filho Davi, de seis meses.

Há cinco anos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou normas técnicas e de higiene para a instalação de salas de amamentação nas empresas interessadas. O local deve ter uma área de, pelo menos, 1,5 m² para cada poltrona de coleta e um ponto de água fria e lavatório - além de equipamentos, utensílios adequados e um ambiente tranquilo e acolhedor.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário