Digite sua busca e aperte enter


Menino usa quadrinho para escrever

Imagem: Pratham Books/ Flickr

Compartilhar:

Estimular habilidades emocionais torna aprendizado mais efetivo, dizem especialistas

Criado em 03/12/15 09h19 e atualizado em 03/12/15 09h22
Por Câmara dos Deputados

Especialistas ouvidos nesta terça-feira (1) na Câmara dos Deputados foram unânimes em atribuir papel decisivo do desenvolvimento de habilidades socioemocionais na capacidade de aprendizado dos estudantes.

“Habilidades emocionais podem ser ensinadas e, de acordo com pesquisas, as escolas que investem nesse aspecto da educação registram melhores notas e menos agressividade em seus alunos”, acrescentou Joshua Freedman, diretor da organização Six Seconds, que possui uma das mais amplas redes de profissionais e pesquisadores de Inteligência Emocional no mundo.

Joshua ponderou, no entanto, que não se pode esperar que apenas a escola tenha capacidade de desenvolver habilidades socioemocionais nos nossos filhos. Para ele, o segredo é a colaboração entre pais e professores.

A Inteligência Emocional é definida como a capacidade que o ser humano tem de reconhecer os próprios sentimentos e os de outras pessoas, e, também, como a maneira de lidar com os sentimentos. Ela está relacionada à motivação e à capacidade de persistir em situações de frustrações.

O especialista foi um dos convidados do seminário internacional “O Desenvolvimento Socioemocional e a Educação”, realizado nesta terça-feira (1) no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.

Creative Commons - CC BY 3.0
Fale com a Ouvidoria

Deixe seu comentário

Publicidade