one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Alimentação saudável

Imagem: Wikimedia Commons

Compartilhar:

Confira as escolhas mais saudáveis para a alimentação do seu filho

Criado em 02/03/16 10h20 e atualizado em 02/03/16 10h32
Por Gabriela Rocha Fonte:Blog da Saúde

A alimentação das crianças sempre traz dúvidas para a família. Ensinar bons hábitos desde pequenos é fundamental para uma vida adulta com mais saúde.

O cenário da obesidade infantil no Brasil é preocupante. Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, o último material realizado pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos está acima do peso recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Crianças com excesso de peso e taxas de colesterol elevados têm ainda mais chances de se tornarem adultos obesos e desenvolverem doenças como pressão alta e diabetes.

A Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) esclarece algumas destas principais dúvidas que surgem do dia a dia das famílias:

Devo oferecer leite integral ou desnatado?

Versões sem gordura ou com menos gordura (desnatadas ou semidesnatadas) são mais adequadas para os adultos. Leite e iogurtes naturais são ricos em proteínas, em algumas vitaminas (em especial, a vitamina A) e, principalmente, em cálcio. Quando na forma integral, são também ricos em gorduras, em particular em gorduras não saudáveis (gorduras saturadas).

O Guia Alimentar para População Brasileira considera leite fresco, pasteurizado e UHT, assim como, coalhadas e iogurtes sem adição de açúcar ou adoçantes artificias e aditivos, como alimentos in natura ou minimamente processados ─ que devem formar a base para uma alimentação nutricionalmente equilibrada.

É melhor preferir margarina ou manteiga?

Segundo o Guia Alimentar, a manteiga corresponde a um produto extraído de alimento in natura ou diretamente da natureza e usada pelas pessoas para temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias. Sendo recomendado utiliza-lo em pequenas quantidades. A margarina é considerada um alimento ultraprocessado. A recomendação é evitar os alimentos ultraprocessados devido a sua composição nutricional desbalanceada e suas formas de produção, distribuição, comercialização e consumo que afetam de modo desfavorável a cultura, a vida social e o meio ambiente.

Alimentos industrializados enriquecidos com vitaminas, minerais e outros nutrientes são saudáveis?

Os alimentos ultraprocessados devem ter seu consumo evitado. E estes produtos fortificados podem dar uma falsa ideia de serem saudáveis ou que substituam alimentos naturais que tenham os nutrientes. Um caso extremo que já vivemos foi o lançamento, no passado, de um refrigerante fortificado com vitaminas, o que é totalmente indesejável e injustificável do ponto de saúde pública, mas também aparece em produtos lácteos, achocolatados, biscoitos e uma variedade de produtos.

O Guia Alimentar incentiva o consumo de alimentos in natura e minimamente processados ao invés de alimentos processados e ultraprocessados, como chocolates, biscoitos recheados, cereais açucarados para o desjejum matinal, bolos e misturas para bolo, barras de cereal, sopas, macarrão e temperos ‘instantâneos’, iogurtes e bebidas lácteas adoçados e aromatizados, bebidas energéticas, entre outros.

Frutos do mar devem fazer parte da alimentação infantil?

A partir dos 6 meses de idade o peixe pode ser oferecido na alimentação infantil. Em relação aos demais frutos do mar é importante ficar atento aos sinais de alergias e se necessário buscar ajuda de um profissional de saúde.

Na alimentação infantil, a introdução dos alimentos complementares deve respeitar a identidade cultural e alimentar das diversas regiões, resgatando e valorizando os alimentos regionais, ou seja, as frutas, legumes e verduras produzidas localmente.

Alimentos com corantes podem desencadear alergias?

A alergia alimentar é um problema de saúde que vem aumentando muito nas últimas décadas e pode trazer impacto bastante negativo na vida das crianças. As manifestações de alergia alimentar são variadas e os exames complementares são utilizados para avaliação de apenas alguns tipos de alergia, sendo imprescindível a correta interpretação dos resultados por médico especialista em alergia. Por isso, a recomendação é evitar o consumo de alimentos que contenham aditivos alimentares, isto é, os alimentos ultraprocessados como salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, refrigerantes e refrescos em pó.

O organismo das crianças precisa de carne vermelha?

As carnes são importantes fontes de ferro e a partir dos 6 meses, sempre que possível, devem estar presentes na alimentação da criança. Embora o consumo de carnes ou de outros alimentos de origem animal, como o de qualquer outro grupo de alimentos, não seja absolutamente imprescindível para uma alimentação saudável.
Variações em torno dos alimentos e seus grupos são essenciais para garantia do aporte e diversidade de nutrientes, seja no caso de exclusão ou redução do consumo de alimentos de origem animal ou de qualquer outro grupo. Por essa razão, é importante que os indivíduos nessa situação procurem orientação de um profissional para garantir que sua alimentação seja adequada e saudável, garantindo quantidades necessárias de vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para manutenção da saúde.

Crianças podem consumir alimentos preparados com adoçantes artificiais, como produtos light e diet?

Não é recomendado a utilização de adoçantes artificiais, porém em caso de crianças diabéticas, deve-se buscar as orientações específicas de um profissional de saúde. Também é fundamental evitar o consumo de açúcar, refrigerantes, balas e outras guloseimas nos primeiros anos de vida, momento caracterizado pela formação de hábitos alimentares, assim como na vida adulta.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário