one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bebê dormindo

Imagem: Andrés Nieto Porras/ Flickr

Compartilhar:

Adormecer no berço melhora o sono do bebê

Criado em 19/05/16 10h37 e atualizado em 20/05/16 09h10
Por Criar e crescer

Bebês pequenos geralmente mamam até adormecer. Por conta do reduzido tamanho do estômago, eles sentem fome geralmente a cada duas horas. Assim que vão enchendo as barriguinhas e ficando saciados caem no soninho novamente. 

O hábito, no entanto, começa a prejudicar o descanso a partir dos seis meses. É que o bebê tende a acordar mais vezes por noite nessa fase. Mesmo que antes a criança tivesse o costume de dormir oito, nove horas seguindas, é normal, segundo o pediatra Daniel Becker que, por conta de características típicas do desenvolvimento, a rotina mude.

"Com seis, sete meses, por conta do desenvolvimento motor, ele pode acordar mais frequentemente. Pode acordar de duas em duas ou de três em três horas", explica o médico.

O pediatra recomenda que, para melhorar a rotina do sono, é essencial adotar algumas medidas, como expor o bebê, desde recém-nascido à luz e à estímulos durante o dia, conversar, cantar, brincar. À noite usar o mínimo de luz possível e não estimular.  

Depois dos três ou quatro meses, ele aconselha a evitar que o bebê durma no seio. Segundo Becker, se o bebê só sabe dormir no peito, ou no colo, toda vez que ele acordar ele vai querer o mesmo ritual para dormir. No entanto, se dormir no berço, ao acordar, vai se sentir confortável, pois vai estar em um ambiente conhecido, e vai dormir sozinho de novo. Mas o gesto de tirar o bebê do peito deve ser feito gentilmente e afetivamente, como ele explica no vídeo abaixo:

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário