one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O que é a tal da reforma política?

Imagem:

Compartilhar:

O que é a tal da reforma política?

Criado em 16/07/13 12h02 e atualizado em 29/07/13 09h11
Por Plenarinho Fonte:

Está acontecendo aqui no Congresso Nacional uma grande movimentação em torno de um tema importantíssimo: a reforma política. O assunto tem mobilizado parlamentares de vários partidos e provocado reflexões e debates sobre possíveis ajustes e mudanças na política do País com vistas a beneficiar o povo brasileiro.

Existe na Câmara e no Senado um montão de projetos de lei (são mais de 100!) que também estão relacionados à reforma. Esses projetos propõem mudanças na organização da política no País, isto é, mudanças em como os cidadãos votarão, em como os políticos vão se filiar a partidos, como as campanhas eleitorais serão financiadas...

E por que essa tal reforma política é tão importante, plenamigo? Ela está relacionada diretamente com a democracia e com o poder dos governantes, que os cidadãos escolhem na hora de votar. De forma geral, os projetos da reforma propõem a construção de um sistema que tenha cada vez mais a participação do povo. Vamos conferir melhor algumas propostas da reforma?

Voto em lista

Atualmente, os cidadãos votam diretamente nos candidatos, que são ligados a partidos. Então, as vagas no Congresso Nacional são preenchidas pelos partidos que tiveram mais votos. Depois, cada partido distribui as cadeiras para os candidatos mais votados.

Isso pode mudar para o chamado "voto em lista". Nesse caso, que valeria apenas na eleição de vereadores e deputados, o cidadão vota só no partido, e o partido faz uma lista com o nome de seus candidatos. É o partido quem vai priorizar esse ou aquele candidato, e não mais o eleitor. Aqueles que são favoráveis a esse sistema acreditam que os partidos ficarão mais fortes.

No entanto, segundo Arthur Rollo, especialista em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/SP, o voto em lista ameaça a liberdade de escolha do eleitor. - Nesse sistema, o eleitor deixa de escolher diretamente os candidatos, já que é o próprio partido que vai fazer isso - ele acredita.

Financiamento de campanha

O dinheiro que os partidos políticos recebem para se manter vem do Fundo Partidário (uma reserva de dinheiro, administrada pelo Tribunal Superior Eleitoral, para garantir a manutenção dos partidos). Além disso, as campanhas eleitorais podem também ser bancadas com dinheiro de empresas ou doação de pessoas.

A ideia que está sendo discutida na Câmara é que as doações privadas sejam proibidas e as campanhas fiquem mantidas só com dinheiro público, para deixar a disputa entre os partidos mais igualitária. As eleições ficam livres dessa influência econômica, e os gastos durante as campanhas podem ficar mais claros e transparentes.

Por outro lado, isso não impede que desvios de dinheiro sejam feitos por baixo dos panos. Pelo menos é o que acredita o cientista político Jairo Nicolau, do Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (Iuperj). - Campanhas bancadas com dinheiro público não garantem que a corrupção acabe. Pode ser que os partidos procurem mais dinheiro por fora. O mais importante é existir um controle bem rígido desse financiamento.

Voto facultativo

Você já deve saber que todo cidadão brasileiro entre 18 e 70 anos é obrigado a votar. Se não for às urnas no dia da votação, a pessoa pode receber até uma multa. Se o voto facultativo (opcional) for aprovado, o cidadão poderá votar apenas se quiser. A pessoa que não votar não receberá multas, já que o voto é um direito, e não um dever.

No entanto, segundo Paulo Henrique Soares, Consultor Legislativo do Senado Federal, o voto obrigatório dá mais participação política ao cidadão. - O voto obrigatório é um forte poder para que as pessoas, até nas regiões mais pobres do país, manifestem sua vontade política.

As mudanças propostas são diversas e polêmicas. Vamos informando vocês sobre qualquer proposta aprovada.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário