one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Constelações

Imagem: Thomas Bresson/ Flickr

Compartilhar:

Saiba como as estrelas foram agrupadas em constelações

Criado em 25/08/15 12h52 e atualizado em 25/08/15 12h58
Por Estação Criança - Planetário do Rio

Ao olharmos para o céu, em uma noite sem nuvens e com um céu bem escuro (o que quase não é mais possível dentro de uma cidade), podemos contemplar uma quantidade enorme de estrelas. Se ficarmos acordados por toda uma noite contando as estrelas chegaríamos a um número perto de 6.000. É muita coisa. E se fizéssemos isso noite após noite, começaríamos a imaginar figuras juntando as estrelas em grupos.

Foi isso que nossos antepassados fizeram há cerca de 5.000 anos atrás. Em vários locais da Terra, e aqui no Brasil também, as estrelas foram divididas em grupos que chamamos de constelações. Algumas caíram em desuso e outras permaneceram.

Hoje temos 88 constelações criadas por povos com grande capacidade de imaginação, onde as figuras representam heróis ou seres mitológicos que enriqueciam histórias que foram passadas de geração em geração. As mais conhecidas são as constelações do zodíaco, que serviam como um guia das estações do ano para os antigos, principalmente para os que viviam à beira dos rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia, atual Iraque e terras próximas. Algumas são mais recentes, criadas a partir das grandes navegações para o hemisfério sul, como o Cruzeiro do Sul e o Compasso.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário