one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Unsplash / Pixabay

Compartilhar:

Garça-branca e sua alvura implacável: saiba mais sobre a ave

Criado em 07/03/16 10h50 e atualizado em 07/03/16 12h04
Por A Câmara é o Bicho

A Garça-branca habita áreas próximas a rios, lagos, praias e manguezais. Estas aves vivem em regiões tropicais e subtropicais de todos os continentes, exceto a Antártida, e se alimentam basicamente de peixes, pequenos anfíbios, crustáceos e outras espécies de animais aquáticos de pequeno porte.

A garça-branca (Ardea alba) é uma ave quase completamente branca, a não ser pelo bico, longo e amarelado, e pelas pernas e dedos pretos. Mede, em média, 90 cm. No período reprodutivo, a cabeça de ambos os sexos apresentam como adorno enormes egretes, feixes de plumas delgadas e retas. Tais penas, por despertarem a cobiça de comerciantes, já foram a causa da matança de milhares de garças.  Sua íris é amarela. A silhueta esquia e graciosa deste pássaro o destaca dos outros animais.

Garça-branca
Creative Commons - CC BY 3.0 - Garça-branca

Pedro Carneiro / Câmara dos Deputados

Apesar de alimentar-se principalmente de peixes,  a garça-branca já foi vista comendo quase que tudo o que possa caber em seu bico. Pode consumir pequenos roedores, anfíbios, répteis, insetos e até lixo. Aproxima-se de pescadores para pegar pequenos peixes por eles dispensados, chegando a comer na mão. É muito inteligente e pode usar pedaços de pão como isca para atrair os peixes dos quais se alimenta. Também é capaz de engolir cobras e préas.

Outro ponto de destaque na beleza nas garças é a sua chamada “alvura sacra”, uma alvura não vista em outros animais. A garça está sempre bem limpa, pois suas penas possuem uma textura que impede que a sujeira fique grudada, mostrando-se, portanto sempre muito branca.

A garça-branca é a mais comum das garças, no entanto existem cerca de 60 gêneros desta ave. 


Ficha do Bicho: Garça branca

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Nome científico: Ardea alba
Ordem: Ciconiiformes 
Família: Ardeidae
Nome comum: garça-branca
Habitat: borda de lagos, rios e banhados
Alimentação: peixes, anfíbios, répteis e invertebrados

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário