one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A checagem da glicemia e o tratamento médico não devem ser substituídos por tratamentos alternativos

Imagem:

Compartilhar:

7 de abril: Diabetes é o tema do Dia Mundial da Saúde

Criado em 07/04/16 15h09 e atualizado em 07/04/16 15h18
Por Turminha do MPF

Sete de abril é o Dia Mundial da Saúde. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde e estimular atitudes em favor da qualidade de vida.

Em 2016, o tema escolhido para pautar os debates foi o diabetes. Isso porque a doença está avançando muito em países de média e baixa renda. 

Essa não é uma doença própria de adultos, como se pensava antigamente. Os casos de diabetes infantil têm aumentado entre meninos e meninas, principalmente por causa do alto índice de obesidade infantil, associado à falta de atividades físicas e aos maus hábitos alimentares.

A OMS considera muito importante prevenir o diabetes desde a infância. Vale a pena, então, saber um pouco mais sobre a doença. O diabetes ocorre quando o pâncreas não produz suficientemente o hormônio insulina ou quando o corpo não consegue usar direito a insulina que produz. Esse hormônio é que ajuda o organismo a transformar o açúcar (ou glicose) em energia, promovendo o bom funcionamento do corpo humano.

E quais são os sintomas do diabetes infantil? Os mais comuns são: muita sede, aumento da fome, necessidade de urinar com frequência, perda de peso sem causa aparente, dor abdominal, vômitos, fraqueza, cansaço, tonturas, visão borrada e irritabilidade.

Como descobrir se a criança tem diabetes? Normalmente a doença é diagnosticada por meio de uma análise que mede a taxa de glicose no sangue. Já para a diabetes tipo 2, é feito um teste de tolerância oral à glicose. Seja como for, quanto antes for identificada, mais eficaz será o controle da doença. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário