one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

MST mantém ocupação do Incra em São Paulo

Criado em 30/04/15 18h50 e atualizado em 30/04/15 21h18
Por Bruno Bocchini Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) mantiveram na tarde de hoje (30) a ocupação da sede de São Paulo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no bairro de Higienópolis, região centro-oeste da capital. Segundo o movimento, a ocupação, iniciada na manhã de hoje, é feita por cerca de 600 manifestantes e deverá se estender até amanhã, 1º de maio. A ação faz parte da Jornada de Luta pela Reforma Agrária feita pelo MST ao longo do mês de abril.

Entre as reivindicações do movimento estão a desapropriação de novas áreas para a reforma agrária; assistência técnica, infraestrutura, e um programa de agroecologia para os assentamentos já existentes. A ocupação pretende também mostrar o descontentamento do movimento com o ajuste econômico do governo federal.

“As famílias conquistam a terra, mas não têm liberação de recursos. Sem isso, não conseguem constituir moradia. Temos problemas primários como falta de água e falta de poços artesianos para consumo e irrigação”, destacou a coordenadora nacional do MST, Kelli Mafort.

O movimento protesta também contra o contingenciamento de recursos que seriam destinados a reforma agrária. “A reforma agrária está bloqueada pela força que exerce o agronegócio e a especulação imobiliária. O corte do Levy piora ainda mais o que já está ruim. Estamos em luta para não perder nenhuma conquista e para desbloquear a reforma agrária e o contingenciamento do Orçamento”, ressalta Mafort.

No início da noite, o Incra informou que está sendo instalada infraestrutura – estradas, acesso à água, moradia, eletrificação e assistência técnica – em 11 assentamentos no estado. Segundo o órgão, o cronograma das obras de melhoramento é acompanhado pelo MST passo a passo.

“Mas ainda tem demanda de infraestrutura. Tem muitos assentamentos no estado que ainda estamos instalando [infraestrutura]. O cronograma da instalação eles estão acompanhando pari passu”, destacou o superintendente do Incra no estado, Wellington Diniz Monteiro.

Quanto ao contingenciamento de recursos, o Incra ressaltou que o órgão tem previsão, em 2015, de aumento do orçamento para obtenção de terras para a reforma agrária, em comparação com o ano anterior.

“Só para ter uma ideia, para o Incra, para obtenção de terras, o planejamento orçamentário deste ano é 40% a mais. Estamos partindo de R$ 600 milhões, de 2014, recursos destinados a arrecadação de terras, para R$ 1 bilhão, em 2015”.

*Matéria alteradea às 20h38 para acréscimo do posicionamento do Incra.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário