one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Sul do país obtém notas mais altas no ranking de transparência da CGU

Criado em 15/05/15 14h22 e atualizado em 15/05/15 14h27
Por Ivan Richard Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

A Região Sul foi a única do país que conseguiu notas altas, acima de nove, em todos os estados, no ranking de transparência divulgado hoje (15) pela Controladoria-Geral da União (CGU),. A transparência, conforme prevê a Lei de Acesso à Informação, foi avaliada com a nota 9,72 no Paraná, enquanto em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul a nota atribuída foi 9,17.

Em contrapartida, a região Norte teve o pior resultado na Escala Brasil Transparente, com apenas um estado (Tocantins) com índice alto de transparência, com nota 8,61.Os outros seis estados da Região Norte, três (Rondônia, Roraima e Acre) obtiveram nota intermediárias, 5,56, 4,86 e 4,72, respectivamente, enquanto Amazonas, Pará e Amapá tiveram notas baixas: 2,78, 2,78 e zero.

Na Região Nordeste, conseguiram notas altas os estados do Ceará (10), Sergipe (9,31), Pernambuco (8,61) e Bahia (8,33). Já Alagoas (7,78), Paraíba (7,78), e Piauí (6,7) receberam notas intermediárias e o Maranhão, com 2,22, e Rio Grande do Norte, com zero, receberam notas baixas.

Na Região Sudeste, apenas o Rio de Janeiro recebeu nota baixa (3,33) na análise da transparência no repasse de informações à população. São Paulo recebeu nota 10, Espírito Santo, 8,75, e, Minas Gerais, com avaliação intermediária, obteve nota 7,36.

Em relação as capitais, o ranking as três mais transparentes são foram São Paulo, Curitiba e Brasília, com notas 10, 9,31 e 8,89, respectivamente. Macapá, Porto Velho e São Luís, não pontuaram, segundo a CGU.

A Escala Brasil Transparente atribui notas de zero a dez a estados e municípios após análise dos critérios de “regulamentação da lei” e “efetiva existência e atuação de serviço de informação”. É avaliada a efetividade da transparência “passiva”, quando os órgãos públicos disponibilizam mecanismos para os cidadãos demandarem informações, e a transparência ativa. Nesse caso, são avaliadas as informações disponibilizadas pelas autoridades.

Nessa levantamento, a CGU fez a seleção aleatória de 492 municípios com até de 50 mil, incluindo todas as capitais.

“O estudo aponta que há necessidade de aperfeiçoamento do processo de acesso à informação nos municípios brasileiros. A lei é simples, a possibilidade de aplicação por parte dos municípios não é muito grande, a CGU oferece assessoramento, inclusive com um sistema para gerenciamento das informações de acesso. Hoje, praticamente todas as prefeituras têm um sitio eletrônico e poderiam ter um portal de acesso à informação”, disse o ministro da CGU, Valdir Moysés Simão.

Com o ranking, frisou Simão, a CGU pretende estimular que estados e municípios cumpram a Lei de Acesso à Informação. “Isso favorece o cidadão e a democracia”.

Editor Maria Claudia

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário