one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Esquadrilha da Fumaça

Imagem: FAB

Compartilhar:

7 de setembro: Esquadrilha da Fumaça, com aviões de caça, é atração em Brasília

Criado em 03/09/15 18h52 e atualizado em 04/09/15 09h47
Por Marizete Cardoso - Portal EBC Edição:Luiz Claudio Ferreira

A Esquadrilha da Fumaça deve encerrar o tradicional desfile da Independência  de 7 de setembro), em Brasília (DF), na próxima segunda-feira. Após dois anos sem apresentação na capital do país, a atração será  uma das mais aguardadas do evento. Neste ano, a novidade  para o público é que, agora, o show é realizado com novos aviões militares A-29, que substituíram os antigos T-27 na demonstração. As sete aeronaves da FAB decolam por volta das 10h30 da Base Aérea da capital e chegam minutos depois à Esplanada dos Ministérios.  

As aeronaves farão uma série de acrobacias em Brasília, incluindo o popular “coração“. Nessa manobra, dois aviões “desenham” a imagem no céu. A assessoria da FAB confirmou que será escrita uma frase surpresa no final da demonstração. Na véspera da apresentação em Brasília, os militares demonstram as habilidades de cambalhoteiros na cidade de Anápolis (GO). 

O avião e o treinamento

O A-29 é uma aeronave de combate que tem, entre suas funções, apoiar a vigilância na fronteira na Amazônia contra o tráfico de drogas. Os  13 pilotos que compõem a equipe treinaram durante dois anos e três meses antes de fazer as primeiras apresentações ao público. Maringá (PR) foi a cidade escolhida para ser palco da primeira apresentação em julho de 2015.  A última apresentação da Esquadrilha da Fumaça com o T-27 sobre o Lago Paranoá, em Brasilia, ocorreu em março de 2013.  

A partir desse período, os pilotos treinaram no simulador do A-29 e realizaram voos e manobras em todas as regiões do Brasil. Além do treinamento de acrobacias e  adaptação do display de demonstração, as equipes de manutenção e logística também se aprimoraram durante o período de pausa das apresentações. A aeronave ganhou nova pintura baseada nas cores da Bandeira Nacional, semelhante à dos antigos aviões.
Na tradicional festa da Independência, as pessoasos presentes vão conferir a novidade criada para os A-29, trata-se do sistema de geração de fumaça que utiliza óleo ecologicamente correto. O novo produto usado para as aeronaves “escreverem” nos céus com fumaça branca não agride a camada de ozônio e não gera poluição.

A Esquadrilha da Fumaça, cujo nome oficial é Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), completou 63 anos em março deste ano. Nesse período, foram quase quatro mil apesentações aéreas realizadas no Brasil e em mais de 20 países. 

Outras aeronaves

Além da Esquadrilha da Fumaça, o público poderá assistir nos céus de Brasília, a passagem dos caças A-1, operados pelo Esquadrão Adelphi (1º/16º GAV), e dos F-5M, do Esquadrão Pampa (1º/14º GAV), além  da aeronave de transporte, o KC-130 Hércules, do Esquadrão Gordo (1º/1º GT).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário