one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Nações Unidas saúdam Colômbia e as Farc por acordo de paz

Criado em 24/09/15 19h19 e atualizado em 24/09/15 19h36
Por Ana Cristina Campos Repórter da Agência Brasil* Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, saudou hoje (24) o acordo entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), firmado na noite dessa quarta-feira (23) em Havana.

Pelo acordo, será criado um tribunal para analisar casos ligados ao conflito armado no país. Ban Ki-moon elogiou os dois lados "pelo compromisso em colocar as vítimas no centro do processo de paz".

Na avaliação do secretário-geral da ONU, o anúncio feito em Havana "representa um progresso significativo para o alcance de um acordo final de paz".

Para Ban Ki-moon, a Colômbia está perto de acabar com "o conflito armado mais longo do hemisfério". O chefe da ONU está na expectativa de receber, na sede da organização em Nova York, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos.

Santos vai participar dos debates de alto nível da Assembleia Geral e Ban Ki-moon quer ouvi-lo sobre o processo de paz. O secretário-geral também elogiou Cuba, Noruega, o Chile e a Venezuela por ajudarem no processo de paz colombiano.

Na nota divulgada por seu porta-voz, o secretário-geral reforça o compromisso da ONU em continuar apoiando o governo e as Farc até a assinatura de um acordo final de paz, medida que, segundo ele, é essencial para garantir a paz, os direitos humanos e o desenvolvimento para todos os cidadãos colombianos.

O governo brasileiro também elogiou o povo e o governo da Colômbia pelos resultados positivos alcançados no âmbito das negociações no processo de paz.

“O entendimento sobre reparação a vítimas e justiça, que se soma à série de acordos alcançados anteriormente, demonstra uma vez mais a determinação dos colombianos de alcançar a pacificação definitiva do país. O governo brasileiro saúda o papel decisivo desempenhado pelo governo de Cuba nas negociações e expressa sua grande satisfação com o anúncio do compromisso das partes em assinar, dentro de seis meses, um acordo final, com vistas ao fim da violência e à reconciliação nacional”, disse, em nota, o Ministério de Relações Exteriores.

*Com informações da Rádio ONU

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário