one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Prédio do antigo Museu do Índio, na Tijuca, zona norte da cidade. A construção está ameaçada de demolição para obras de urbanização por causa das obras de reforma do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã

Imagem:

Compartilhar:

PM cerca antigo Museu do Índio, mas governo diz que não tem data para demolição

Criado em 12/01/13 13h29 e atualizado em 12/01/13 17h16
Por Paulo Virgilio Edição:Fernando Fraga Fonte:Agência Brasil

Batalhão de Choque da Polícia Militar, Rio de janeiro, antigo Museu do Índio, entorno do estádio do Maracanã, zona norte da capital fluminense, demolição,  Complexo do Maracanã, estádio, Copa do Mundo de 2014, Aldeia Maracanã, Afonso Apurinan, indígenas, aldeia, desocupação do prédio, resistência à desocupação, Câmara Municipal do Rio, tombamento do prédio, Serviço de Proteção ao Índio, Fundação Nacional do Índio, Funai, Escola Municipal Friedenreich, Parque Aquático Julio Delamare
Prédio do antigo Museu do Índio: a construção está ameaçada de demolição para obras de urbanização por causa das obras de reforma do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã (Tania Rego/ABr)

Rio - Soldados do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Rio de janeiro cercam desde às 6h de hoje (12) o antigo Museu do Índio, situado no entorno do estádio do Maracanã, na zona norte da capital fluminense. O prédio, que deverá ser demolido para as obras de modernização do complexo esportivo do estádio para a Copa do Mundo de 2014, está ocupado desde 2006 por cerca de 30 índios, que ali fundaram a Aldeia Maracanã.

Leia também

Manifestação cultural contra derrubada do antigo Museu do Índio acontece neste sábado

Segundo Afonso Apurinan, um dos indígenas moradores da aldeia, o grupo recebeu informações na semana passada de que a desocupação do prédio ocorreria neste domingo (13). “Fomos pegos de surpresa com a chegada hoje dos PMs”, disse. Apurinan disse que a disposição do grupo é “resistir à desocupação”.

No dia 20 de dezembro passado, a Câmara Municipal do Rio colocou em votação projeto de lei do vereador Reimont (PT), que propunha do tombamento do prédio, onde funcionou o antigo Serviço de Proteção ao Índio, antecessor da atual Fundação Nacional do Índio (Funai). No entanto, não houve quorum para a votação, que foi adiada.

O governo do estado informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que ainda não há data prevista para a demolição do prédio do antigo museu. 

Ouça matéria da Radioagência Nacional 

As obras no entorno do Maracanã estão a cargo da prefeitura do Rio e envolvem a derrubada da Escola Municipal Friedenreich, que será transferida para outro local, e do Parque Aquático Julio Delamare.

Edição: Fernando Fraga

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário