one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, defendeu os vetos do governo ao Código Florestal

Imagem:

Compartilhar:

Adams vincula votação do Orçamento a decisão do STF sobre vetos

Criado em 18/02/13 19h21 e atualizado em 18/02/13 19h43
Por Débora Zampier Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams
O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, defendeu os vetos do governo ao Código Florestal (Fabio Pozzebom/Agência Brasil)

Brasília – O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, voltou ao Supremo Tribunal Federal (STF) hoje (18) para discutir liminar que obriga o Congresso a analisar 3 mil vetos presidenciais em ordem cronológica. Logo após audiência com o ministro Luiz Fux, autor da decisão, ele disse a jornalistas que a votação do Orçamento 2013 está vinculada a uma decisão definitiva do plenário do STF sobre os vetos.

Segundo Adams, os novos argumentos apresentados pela Advocacia-Geral da União (AGU) na semana passada, apontando os prejuízos da liminar, estão sensibilizando a Corte e permitindo que os ministros tenham uma avaliação melhor sobre o tema. "Enquanto isso, o Orçamento deve aguardar", disse. Quanto a Fux, o advogado-geral garantiu que ele "entendeu a importância do tema e o quanto antes vai levar para apreciação [do plenário do STF]”.

No final do ano passado, Fux concedeu liminar em um mandado de segurança do deputado Alessandro Molon (PT-RJ) para bloquear a apreciação dos vetos sobre a nova lei de distribuição dos royalties do petróleo. Fux determinou que o assunto fique suspenso enquanto o Congresso não votar mais de 3 mil vetos pendentes em ordem cronológica. Segundo a Constituição, a Casa tem 30 dias para apreciar os vetos presidenciais, sob pena de trancamento da pauta, o que nunca foi respeitado.
 
Na semana passada, a Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com petição no Supremo reforçando os prejuízos que a liminar de Fux podem trazer para os cofres públicos, com perdas estimadas em R$ 470 bilhões. Para Adams, o Congresso não deve votar o Orçamento de 2013 enquanto a questão dos vetos não for decidida pelo STF, pois há risco de insegurança jurídica. Ele defende uma posição definitiva do plenário e não apenas de um ministro.

Mais cedo no dia de hoje, Fux disse que ainda está analisando os argumentos trazidos pela AGU e que estuda se levará a questão a plenário. Ele desconversou sobre uma possível inclusão do assunto na pauta de julgamentos desta semana. O STF tem sessões às quartas e às quintas-feiras.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário