one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Três ônibus utilizados para transporte de estudantes foram incendiados na madrugada desta terça-feira (5) no pátio da Prefeitura de Ilhota, em Santa Catarina

Imagem:

Compartilhar:

Governador deve aceitar Força Nacional de Segurança para conter ataques

Criado em 13/02/13 11h17 e atualizado em 13/02/13 11h28
Por Thais Leitão Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Ônibus incendiado
De acordo com o último relatório da Polícia Militar, foi registrado mais um ataque no início da manhã desta quarta-feira (13) em Florianópolis (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Brasília - Na tentativa de conter a onda de ataques em Santa Catarina, o governador do estado, Raimundo Colombo, deve aceitar o auxílio da Força Nacional de Segurança. Segundo informações da assessoria de imprensa do governo catarinense, Colombo está em “contato permanente” com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e detalhes da operação, como número de homens a serem enviados e formas de atuação das tropas, ainda serão definidos.

Leia também:
Governo de SC nega falta de apuração sobre maus-tratos em penitenciária

Chega a 94 o número de ataques notificados em 29 municípios
 

Na semana passada, o ministro colocou a Força Nacional à disposição do estado, além da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, mas o reforço foi descartado pelo governador que alegou, em nota, não ter recorrido às tropas federais por “questões técnicas”, ressaltando contar com "o efetivo necessário". Para conter a violência, Raimundo Colombo havia decidido transferir pelo menos 20 presos de alta periculosidade para penitenciárias federais, aceitando outra oferta do Ministério da Justiça, segundo o qual há 300 vagas disponíveis para esse tipo de movimentação.

De acordo com o último relatório da Polícia Militar, foi registrado mais um ataque no início da manhã desta quarta-feira (13) em Florianópolis. Dois homens atearam fogo a um ônibus de uma empresa de turismo no momento em que saía da garagem. Ninguém ficou ferido e nenhum suspeito foi detido. Com a ocorrência, o total de atentados chega a 96 em 30 municípios catarinenses.

A série de ataques violentos em Santa Catarina ocorre desde o dia 30 de janeiro. As autoridades trabalham com a hipótese de as ações estarem relacionadas a excessos cometidos por agentes penitenciários em uma operação pente-fino no Presídio de Joinville, no dia 18 de janeiro. As imagens do circuito interno mostram agentes penitenciários utilizando spray de pimenta e disparando balas de borracha, mesmo com os presos sob controle.

Durante o feriado de carnaval, equipes do Departamento de Administração Prisional (Deap) fizeram operação simultânea nas unidades prisionais do estado para reforçar os procedimentos de segurança, acompanhar os horários de entrada e saída de visitas, de banho de sol e outras rotinas. Segundo o diretor do Deap, Leandro Lima, a visita das equipes às unidades, que ocorre em vários feriados prolongados para garantir a segurança dos presos, da população e dos agentes penitenciários, desta vez contou com o dobro de agentes.

“Elas sempre acontecem em feriados, mas por causa da situação que o estado vive [em função da onda de violência] as visitas tiveram reforço de profissionais”, disse, acrescentando que a operação tem caráter preventivo.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário