one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Com a reestruturação, a direção de Furnas estima economia de aproximadamente 20% com custos até 2018

Imagem:

Compartilhar:

TST apresenta proposta de conciliação entre Eletrobras e trabalhadores

Criado em 29/07/13 19h24 e atualizado em 29/07/13 19h32
Por Sabrina Craide Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Poste
TST apresenta proposta de conciliação entre Eletrobras e trabalhadores (Alexandre Ruoso/Creative Commons)

Brasília – Os trabalhadores da Eletrobras e representantes da empresa tentarão, na próxima quinta-feira (1º), chegar a um acordo para o fim da greve no setor. Na audiência de conciliação promovida hoje (29) pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), o ministro Carlos Alberto Reis de Paula apresentou uma proposta de acordo, que será analisada pelas duas partes até o próximo encontro.

Os empregados, que estão em greve desde o dia 15 de julho, devem se reunir amanhã (30) para decidir se suspendem a paralisação a partir de quarta-feira (31) até a próxima reunião no TST. A proposta apresentada pelo TST prevê aumento real de 1% retroativo a maio deste ano, um novo reajuste do mesmo percentual em janeiro de 2014 e de 0,5% em setembro, além da correção da inflação.

Segundo o secretário de Energia da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Fernando Pereira, a proposta será defendida nas assembleias, apesar de estar abaixo do pleito inicial dos trabalhadores, que pediam aumento real de 5%. “Não foi nos termos que estávamos propondo, mas achamos positivo. A busca é pelo entendimento. Os representantes dos trabalhadores sabem que vamos ter dificuldade nas assembleias, mas vamos defender a proposta porque entendemos que o momento requer, e vamos buscar o que é bom para os trabalhadores”, disse Pereira.

Na semana passada, o TST determinou que os trabalhadores do setor elétrico mantenham em atividade pelo menos 75% dos empregados em cada uma das unidades e nos respectivos setores de geração, transmissão e distribuição de energia. Os eletricitários também devem assegurar a troca dos trabalhadores nas respectivas escalas. A multa pelo descumprimento das obrigações estabelecidas é de R$ 50 mil por dia para qualquer uma das entidades suscitadas na ação.

Edição: Nádia Franco

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário