one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Programa de logística vai integrar rodovias, ferrovias e portos

Imagem:

Compartilhar:

Governo prepara MP que cria Empresa Brasileira de Ferrovias (EBF) para incentivar uso de estradas de ferro

Criado em 02/09/13 14h43 e atualizado em 02/09/13 14h53
Por Pedro Peduzzi Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Trem no Paraná.
Com a MP, a empresa passará a ter, como atribuição, a compra e a venda do direito de passagem das ferrovias (Cesar e Camilla / Creative Commons)

Brasília – Empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes responsável pela construção e exploração de infraestrutura ferroviária, a Valec passará a ser chamada de Empresa Brasileira de Ferrovias (EBF). A mudança constará em uma Medida Provisória que está sendo finalizada pelo governo, segundo o ministro dos Transportes, César Borges.

Leia também:

Ônibus da zona sul voltam a circular em São Paulo

Voo da TAM Madri–São Paulo faz pouso forçado e deixa 15 feridos

Com a MP, a empresa passará a ter, como atribuição, a compra e a venda do direito de passagem das ferrovias. Dessa forma, o governo pretende diminuir os custos e a burocracia da logística, de forma a facilitar o escoamento da produção brasileira. “A empresa [Valec] ainda não tem as atribuições necessárias para comprar e vender a capacidade dessas linhas”, disse hoje (2) o ministro. “Estamos ajustando esse processo de adaptação dela ao novo papel que terá no processo de operar um sistema nacional de ferrovias”, acrescentou

Segundo Borges, a MP vai “reforçar institucionalmente” a empresa pública e prever “um novo modelo para o sistema de concessão”, no qual não haverá apenas uma concessionária detendo o direito de passagem. “Esse direito será da Valec/EBF, que será a única a deter [o direito de passagem]. Vários operadores de logística poderão usar a via”. O ministro garante não haver possibilidade de a tramitação da MP resultar em atrasos para o cronograma de licitações. “É um equívoco imaginar isso”, reforçou. Ele acrescentou que a empresa terá “caixa robusto” para cumprir as atribuições e que os R$ 15 bilhões colocados pelo governo federal na Valec serão repassados automaticamente à EBF.

Edição: Denise Griesinger
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário