one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Justiça estima que cerca de 30 mil pessoas desapareceram após o golpe militar da Argentina em 24 de março de 1976

Imagem:

Compartilhar:

Procuradoria-Geral da República manifesta-se a favor da prisão de argentino acusado de tortura

Criado em 08/10/13 16h45 e atualizado em 08/10/13 18h19
Por André Richter Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Brasília – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer a favor da prisão de Manuel Alfredo Montenegro, acusado de praticar tortura durante a ditadura militar na Argentina. A prisão é analisada no processo de extradição protocolado pelo governo argentino. Segundo a Interpol, o argentino está morando em Itaqui (RS).

De acordo com a procuradoria, a prisão de Montenegro foi formulada pelo Juízo de Primeira Instância em Matéria Criminal da província de Misiones, na Argentina. Montenegro é acusado de prender e torturar três pessoas, durante período em que foi oficial da Polícia Federal argentina, entre 1972 e 1977.

No parecer, Rodrigo Janot diz que os requisitos legais para o pedido de prisão foram cumpridos e destaca que a Constituição Federal prevê que estrangeiros podem ser extraditados caso tenham entrado no Brasil após cometer crimes em outro país.  No entendimento do procurador, tanto no Brasil como Argentina, a punição para os crimes contra a humanidade praticados durante o período autoritário não prescrevem. “Observa-se que a questão da prescritibilidade dos crimes contra a humanidade não é vinculada ao entendimento sobre a recepção da Lei da Anistia pela Constituição de 1988. Trata-se de questões jurídicas distintas e independentes”, argumentou.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário