one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Porto de Itajaí (SC)

Imagem:

Compartilhar:

Dilma lança obras de contenção das cheias em Santa Catarina

Criado em 27/11/13 17h57 e atualizado em 27/11/13 18h29
Por Paulo Victor Chagas Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff participou esta tarde, em Itajaí, da assinatura de ordens de serviço para a execução de obras de contenção das cheias no Vale do Itajaí. Em Santa Catarina desde a manhã de hoje (27), a presidenta participou da inauguração de obras no Porto de São Francisco do Sul.

A região tem sido afetada com enchentes nos últimos anos, especialmente em 2011, quando quase 1 milhão de pessoas foram afetadas pela chuva em 90 cidades. O governador do estado, Raimundo Colombo, disse que a ideia das obras no Vale de Itajaí começou com uma conversa entre ele e a presidenta Dilma na época. “Toda a lógica é represar a água antes que ela atinja as cidades. Então está se sobre-elevando as barragens de Taió e Ituporanga, vai se represar a um montante essas águas”, explicou.

Leia também:

Concessão da BR-163 tornará mais barato escoamento de grãos, destaca Dilma

Chuva forte leva a transbordamento de rios na região serrana e norte fluminense

A presidenta, por sua vez, se disse “extremamente chocada” com a “quantidade monstruosa” de terra que despencou de uma montanha, durante visita ao estado em 2008. “Então eu sei o tamanho desses desastres provocados por quantidades excessivas de chuva. Sei que aqui há um histórico doloroso, de perdas de vidas, de patrimônio e de criação daquele clima de calamidade que um desastre provoca”, declarou em discurso.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, R$ 42 milhões serão destinados para a sobre-elevação do vertedouro e barramento de duas barragens localizadas nos municípios catarinenses de Taió e Ituporanga.

As represas das barragens oeste e sul fazem parte de um complexo para a contenção de cheias na Bacia do Rio Itajaí. Com as obras, cada uma das barragens aumentará a capacidade de conter as enchentes em quase 20%.

“Nós temos de impedir que haja morte, é isso que nós temos de fazer. Isso permite esse trabalho conjunto do governo federal com o do estado, da Defesa Civil federal com a estadual, de prevenir, para não ter depois de chorar. A primeira questão, em qualquer combate a desastres, você impede a morte primeiro e conversa depois”, declarou a presidenta. Segundo a Secom, as obras começam este mês e devem ser concluídas até maio de 2015.

Durante a cerimônia, o reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univale), Mário César dos Santos, homenageou a presidenta pela sanção da Lei 12.881/2013, que regulamenta o funcionamento das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Ices), conhecidas como universidades comunitárias. A nova legislação diferencia essas instituições das universidades privadas e com fins lucrativos, permitindo que participem de editais e recebam recursos orçamentários da União.

“A interiorização é algo que nós, na nossa política de educação estamos perseguindo, quando a gente abre não só campi das universidades federais, mas abre também as próprias universidades, interiorizando o estudo no Brasil”, disse a presidenta após receber uma placa de agradecimento pela ação.

Após o evento, a presidenta partiu para Florianópolis, onde assina contratos de financiamento com o Banco do Brasil para a dragagem do Porto de Imbituba, localizado no sul do estado.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário