one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Teste que identifica vírus HIV por via oral

Imagem:

Compartilhar:

Campanha de prevenção contra aids e sífilis chega ao Porto de Santos

Criado em 14/09/14 17h15 e atualizado em 14/09/14 18h02
Por Marli Moreira Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Teste que identifica vírus HIV por via oral
Teste que identifica vírus HIV por via oral (Wikimedia Commons)

Começa amanhã (15) e vai até a próxima sexta-feira (19) a segunda campanha "Saúde do homem – Diagnóstico, orientação e prevenção do HIV e sífilis", dirigida aos trabalhadores avulsos do Porto de Santos. Será no Posto de Escalação 3, na Avenida Mário Covas, esquina com o Canal 6, e deve alcançar pelo menos 20% dos 6 mil portuários avulsos.

Saiba mais:

Comportamento da aids está mudando no mundo

Saúde autoriza repasse de R$ 3 milhões para combate à aids no Amazonas

Lei criminaliza discriminação de pessoas com HIV/aids

A informação é do Orgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário do Porto Organizado de Santos (Ogmo), responsável pela iniciativa. Segundo a entidade, será a primeira vez que os testes por fluido oral serão aplicados em heterossexuais. Na primeira campanha foram atendidas 624 pessoas por meio da coleta de sangue.

O Ogmo explicou que o teste por fluido oral já existe na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), mas até agora tinha sido aplicado apenas em grupos de maior vulnerabilidade à infecção pelo HIV, como os homossexuais, gays, profissionais do sexo, travestis, transexuais, pessoas que usam drogas, presidiários e pessoas em situação de rua.

No caso da prevenção do HIV, a ação consiste em coleta da saliva. A própria pessoa passa um grande cotonete na lingua e gengivas e deposita-o em um  recipiente. Já em relação à sífilis, é feito um furo na ponta do dedo, também chamada polpa digital.

“É muito importante essa iniciativa, e sermos os pioneiros no teste rápido de HIV para heterossexuais. O trabalho visa a conscientização e prevenção, buscando sempre a qualidade de vida para o trabalhador portuário”, explica Adelson Passos, gerente do Ogmo-Santos.

Para um resultado eficaz, os  trabalhadores são orientados a seguir as seguintes recomendações: 30 minutos antes do exame não é permitido escovar os dentes, ingerir bebida alcoólica, fumar ou inalar substâncias químicas, nem praticar qualquer atividade oral. No caso das mulheres, é preciso estar sem batom.

Paralelamente, será feita coleta de Bacilo de Koch para prevenir tuberculose, acompanhada de vacinação, prevenção e orientação sobre câncer bucal, dengue e zoonoses. Os resultados saem em 50 minutos. O atendimento ocorre em sala individual.

Os materiais para os testes foram fornecidos pelo setor público (estado e município), enquanto que a Ogmo cedeu a estrutura física, mão de obra e alimentação.

 

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário